Maternidade do Centro Hospitalar do Oeste realizou 12 435 partos desde 2013

Desde 2013, altura em que entrou em funcionamento, a maternidade das Caldas da Rainha já realizou 12 435 partos. Os dados são do Centro Hopistalar do Oeste e dão ainda conta de que, desde que a maternidade foi centralizada no hopistal das Caldas da Rainha, foram acompanhados cerca de 2 822 bebés na Unidade de Cuidados Neonatais e realizados 90 311 episódios de urgência.

Em comunicado, o CHO refere que o Serviço de Obstetrícia, dispõe de uma área destinada à Urgência de Obstetrícia e Ginecologia, Unidade de Internamento de Curta Duração, Bloco de Partos, Unidade de Cuidados Especiais Neonatais (UCEN) e 27 camas para internamento de grávidas e puérperas. 

Fazem parte deste serviço 10 médicos obstetras, 57 enfermeiros, 4 assistentes técnicos, 24 assistentes operacionais, médicos pediatras e médicos anestesistas.

O Serviço de Obstetrícia disponibiliza ainda, desde 2016, o curso gratuito de Preparação para o Parto e Parentalidade, ministrado por uma equipa de enfermagem especializada, “que tem contribuído para um maior esclarecimento e preparação para o nascimento, ajudando a desenvolver e a criar competências aos futuros pais para que se sintam mais seguros, autónomos e confiantes, para ultrapassar alguns desconfortos, medos e receios ao longo da gravidez, parto e puerpério”, refere o CHO na nota. Até ao momento já usufruíram deste curso 2180 participantes.

Na nota, o Conselho de Administração do CHO demonstra o seu reconhecimento público para com os profissionais do Serviço de Obstétrica, “pelo profissionalismo, empenho e dedicação na prestação de cuidados de saúde de qualidade à população que recorre à maternidade do Centro Hospitalar do Oeste.”