Concurso para digitalizar património cultural abrange Caldas da Rainha e Nazaré

O concurso para a digitalização do património cultural abrange os concelhos das Caldas da Rainha e a Nazaré. O concurso público internacional, lançado pela Direção Regional de Cultura do Centro, visa a aquisição de serviços de virtualização e digitalização de património móvel, no âmbito do Plano do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O procedimento tem como objetivo a aquisição de serviços de digitalização e virtualização 2D e 3D de peças de património móvel e compreende dois lotes.

O lote 1 inclui a digitalização em 2D de 4882 peças de património móvel, com o valor base de 497.964 euros. O lote 2 corresponde à digitalização e virtualização em 3D de 125 peças de património móvel, que incluem oito tesouros nacionais, num total de 103.250 euros.

Após o concurso público para a realização da empreitada de requalificação do Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, cuja obra arrancou a 10 de outubro de 2022 com o prazo de execução de 10 meses, a Direção Regional de Cultura do Centro lança agora segundo concurso público no âmbito das intervenções do PRR.

Está prevista até ao final do primeiro semestre deste ano a abertura do concurso público para produção de quatro visitas virtuais a equipamentos museológicos sob tutela da DRCC, nomeadamente as visitas virtuais ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra), Museu José Malhoa e Museu da Cerâmica (Caldas da Rainha) e Museu Dr. Joaquim Manso (Nazaré).