LouriBD regressa à Lourinhã entre 17 e 23 de março

A vila da Lourinhã recebe no próximo mês a 3ª edição do LouriBD – Festival de Banda Desenhada da Lourinhã, a acontecer entre os dias 17 e 23.

De acordo com um comunicado enviado à RCL, este festival surge de uma parceria entre o município da Lourinhã e a Editora Escorpião Azul, com o apoio da Antena 1, sendo uma celebração à “Nona Arte nas suas mais variadas formas, com o objetivo de tornar a banda desenhada acessível a toda a comunidade”.

O tema desta edição é “As Profundezas”, descrito como um conceito que “explora a profundidade, seja da criação artística, do território, do mar ou do ser humano”.

No programa do festival estão incluídas atividades como: exposições, música, performance, oficinas, lançamentos de livros e filmes, sessões de autógrafos, mercado da BD, entre outras. A autarquia Lourinhanense dá conta de que “este tema versátil abrange diferentes géneros da banda desenhada, desde a ficção científica à aventura ou ao humor, com obras que explorarão o universo mais físico e geográfico, mas também o emocional e psicológico”.

Este ano o evento conta com a presença de autores como Paulo J. Mendes, Hugo Teixeira, Susa Monteiro, Inês Fetchónaz, Xico Santos, Paulo Monteiro, André Diniz e Miguel Ángel Martin. 

O município destaca ainda a estreia do filme «O Velho e a Espada»: do realizador Fábio Powers e as exposições de pranchas originais.

“O LouriBD é uma oportunidade única para os fãs de banda desenhada se encontrarem com os seus autores favoritos, mergulhando em novas experiências visuais e artísticas”, afirma a autarquia. O evento decorre no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, na Casa Nobre e na Biblioteca Municipal e as entradas são livres.