“Projecto 278” do ultramaratonista Tiago Cação passa por vários concelhos do Oeste este sábado

Foto: Comunicado "Projecto 278" - Tiago Cação (por Paulo Vaz Henriques)

O ultramaratonista em ciclismo Tiago Cação está desde segunda-feira a desenvolver o “Projecto 278”, uma volta a Portugal em bicicleta que irá passar por todos os 278 municípios de Portugal Continental.

A volta irá realizar-se ao longo de um mês, estando prevista a passagem pelos Município de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche e Bombarral, já no próximo sábado. Em todos estes municípios, Tiago Cação irá entregar uma carta à autarquia a apelar à redefinição da mobilidade urbana.

O ultramaratonista tem como objetivo percorrer diariamente 240 km, tentando sensibilizar as Câmaras Municipais antes das eleições autárquicas, para aquela que considera uma “necessidade da mudança de paradigma nas políticas urbanísticas e de mobilidade, priorizando a sustentabilidade, a saúde, a segurança e a qualidade de vida das populações”.

Tiago Cação nasceu em Montemor-o-Velho em 1983. É formado em Turismo mas exerce funções na indústria musical, sendo também fotógrafo, produtor e escritor de viagens.

É atleta ultramaratonista em ciclismo, tendo disputado o campeonato do mundo Biking Man em 2019 e 2021, terminando em 29.º e 12.º lugar, respetivamente. Qualificou-se ainda para a Race Across América, a prova mais difícil do mundo, e é o único português a conseguir percorrer as nove ilhas dos Açores em nove dias consecutivos.