Rádios locais passam por dificuldades

A Associação de Rádios de Inspiração Cristã está preocupada com a crise que está a atingir o sector, motivada pela pandemia de COVID-19.

Em entrevista ao Vatican News, o presidente da ARIC, Nuno Cruz Inácio, explica que desde o início da pandemia têm promovido inquéritos mensais, para perceber o impacto da pandemia no sector. Segundo o responsável, há a registar uma quebra de facturação perto dos 80%.

O presidente da ARIC (da qual a RCL é associada), explica que não há fontes de rendimento que permitam manter os projectos de radiodifusão no ar. As rádios locais vivem de pequenos negócios que, nesta fase, estão também em dificuldade e não conseguem investir em publicidade, explicou o responsável.

Para Nuno Cruz Inácio, o anúncio do apoio do Governo aos meios de comunicação social foi “uma luz ao fundo do túnel”. O Governo anunciou em Maio o apoio de 15 milhões de euros, que vão ser pagos ao longo de um ano, através de um programa de compra antecipada de publicidade institucional. Desse montante, cerca de 1 milhão está destinado às rádios locais, o que representaria um apoio de 6 mil euros a cada uma. Nuno Cruz Inácio considera que [o montante] “não é muito, mas o suficiente” para dar algum oxigénio às rádios locais.

Nuno Cruz Inácio lamenta que estes apoios ainda não tenham chegado e teme que os apoios cheguem tarde demais.

Declarações de Nuno Cruz Inácio, presidente da Associação de Rádios de Inspiração Cristã, à Vatican News sobre a crise que o sector está a atravessar. A ARIC integra 90 das cerca de 280 rádios do país.