COVID-19: União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia atribuiu apoios no valor de 25 mil euros

A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia (UFLA) atribuiu, em 2020, um apoio financeiro extraordinário no valor de 25 mil euros às fábricas das Igrejas e às associações da freguesia.

Em comunicado enviado à nossa redacção, a UFLA explica que a atribuição deste apoio “foi deliberada por unanimidade” e teve como objectivo apoiar as associações e colectividades da freguesia que “se viram obrigadas a cancelar as suas actividades, festas, encontros, eventos culturais, desportivos e recreativos” por força da pandemia. O culto religioso na freguesia também foi limitado nas suas actividades, nomeadamente pela supressão de encontros e celebrações.

A União de Freguesias considera que “a supressão das suas actividades (…), causaram a estas entidades um prejuízo social e económico”, sendo grande “o esforço financeiro necessário para continuar o seu papel essencial no seio da população e garantir a sua sustentabilidade.”

Na reunião de entrega dos apoios, Pedro Margarido, presidente da Junta de Freguesia, disse que têm colaborado, “dentro das suas possibilidades, com todas as associações” dentro da sua área geográfica. A área de influência geográfica, os encargos com funcionários e instalações e as valências foram os critérios tidos em conta para a atribuição do apoio extraordinário.

As verbas disponíveis em 2020 para a realização da Feira Saloia, das animações de praia, da Festa em Família e do Festival da Abóbora foram canalizadas para apoiar as associações e as comissões de Igrejas. No total, as 15 Fábricas de Igreja receberam cerca de 4 mil euros a as 19 associações e colectividades cerca de 20.750 euros. Para além disso, a União de Freguesias fez uma doação de 780 kg de ração à Associação Projeto J.A.V.A, no valor de cerca de 290 euros.