Museu dedicado a Joaquim Agostinho abre amanhã em Torres Vedras

Foto: Câmara Municipal de Torres Vedras

É inaugurado amanhã, em Torres Vedras, o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho. A abertura do museu de homenagem ao ciclista torriense vai coincidir com o arranque da primeira etapa em linha da Volta a Portugal em Bicicleta. A primeira etapa vai ligar Torres Vedras a Setúbal, num percurso com 175,8 quilómetros.

O museu está instalado no antigo refeitório da Casa Hipólito. O espaço foi alvo de obras de requalificação, por parte da autarquia, e representam um investimento de cerca de 600 mil euros.

O interior do edifício é composto por um espaço para exposições temporárias e permanentes, com informação e espólio de Joaquim Agostinho, mas também de outros ciclistas do concelho, como João Roque, camisola amarela na Volta a Portugal de 1963, Joaquim Gomes, camisola amarela da Volta a Portugal em 1989 e 1993 ou Marco Chagas, vencedor da Volta em 1982, 1983, 1985 e 1986.

Da colecção fazem parte bonés, canetas, porta-chaves, copos, relógios, cinzeiros, postais e calendários de várias equipas, galhardetes e camisolas assinados por Joaquim Agostinho e outros ciclistas, medalhas de campeonatos do mundo e bicicletas em miniatura. A exposição conta também com camisolas usadas por Joaquim Agostinho e outros ciclistas, livros de provas e revistas e jornais das décadas de 60 a 80 do século XX.

Com o objectivo de celebrar o ciclismo e os atletas da modalidade, o município começou a recolher espólio para o espaço em 2013. De acordo com o jornal Record, que cita a Agência Lusa, foi cedido espólio por particulares e pela família do ciclista, como troféus, camisolas amarelas ganhas e a bicicleta com a qual sofreu a queda que lhe causou a morte.

No exterior do museu foi criada uma zona de lazer dedicada à bicicleta, com esplanada e café, mas também com uma exposição de bicicletas de várias épocas, pista de obstáculos e zona lúdica.

A abertura do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho vai contar com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, e da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues.