Caldas da Rainha: município edita livro “Roteiro dos Ceramistas”

Foto: Município das Caldas da Rainha

76 ateliers e 103 ceramistas em atividade no concelho das Caldas da Rainha são os protagonistas do “Roteiro dos Ceramistas”, um livro editado pela Câmara Municipal, que conta com textos de Isabel Castanheira e fotografias de Carlos Barroso.

No lançamento oficial da obra, que aconteceu a 5 de Fevereiro no Centro Cultural e de Congressos, estiveram presentes vários responsáveis autárquicos, ceramistas e apreciadores da atividade. Isabel Castanheira, antiga livreira, afirmou que “a riqueza e a diversidade da atual cerâmica caldense desde há muito que era merecedora de um levantamento”. Foi necessário cerca de um ano para recolher as informações que dão vida ao livro, “num trabalho quase detetivesco, de procura e busca sistemática”, referiu.

Para o presidente do município, Vítor Marques, “o Roteiro dos Ceramistas é um reconhecimento da cerâmica que temos nas Caldas, que tem escala, conhecimento e qualidade”. Segundo o autarca, além das termas e do comércio, também são reconhecidos “com pleno direito”, como uma cidade cerâmica.

Vítor Marques reconheceu ainda o papel que as instituições, nomeadamente a autarquia, devem ter na promoção e desenvolvimento deste ativo da cidade e lançou um repto aos ceramistas: “venham de vós iniciativas, contem que nós acompanharemos, para fazermos a nossa cerâmica chegar cada vez mais longe”.

A propósito da apresentação do livro foi também inaugurada uma exposição das fotografias que ilustram o “Roteiro” e que está patente no Centro Cultural e de Congressos. “O Roteiro dos Ceramistas” pode ser adquirido no Espaço Turismo. O livro tem o custo de 5 euros.