COVID-19: Centro de Vacinação da Lourinhã com horário reduzido já na próxima semana

O Centro de Vacinação Covid-19 da Lourinhã, instalado no Pavilhão da Casa do Povo, vai passar a funcionar apenas quatro dias por semana. A decisão foi comunicada ao município pelo Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) Oeste Sul na passada quarta-feira, dia 9 de Fevereiro. À RCL, João Serra explica que a decisão tem em consideração a elevada taxa de vacinação no concelho. 

O autarca diz estar satisfeito com as taxas de vacinação no concelho, dados que mostram a adesão da população à vacinação, numa altura em que se equaciona o encerramento do centro, sinal “de que a resposta dada é efetiva”. 

Segundo dados disponibilizados à RCL, das 28.121 pessoas elegíveis, cerca de 75% já recebeu as duas doses da vacina. Um número que desce para os 47% quando se fala da 3.ª dose – a dose de reforço.

Palavras de João Serra, vereador na Câmara Municipal da Lourinhã, sobre o processo de vacinação contra a Covid-19 no concelho, numa altura em que o Centro de Vacinação vai passar a funcionar em horário reduzido. 

A funcionar na modalidade ‘Casa Aberta’ e através do auto-agendamento (que pode ser feito online), o Centro de Vacinação passará a funcionar às terças e quintas-feiras e aos sábados e domingos, das 9h às 13h e das 13h30 às 17h.

Portugal está 19,77% acima da taxa de vacinação da União Europeia, no que toca a percentagem de população com, pelo menos, uma dose administrada. A nível mundial, Portugal é o segundo país com mais cidadãos vacinados, 90,89%, sendo que desses, 94,51% tem, pelo menos, uma dose da vacina.