Concurso de fotografia do Aspirante Geoparque Oeste decorre até junho

A Associação Geoparque Oeste (AGEO) promove, até junho, o Concurso de Fotografia no Aspirante Geoparque Oeste – uma iniciativa que visa premiar as cinco melhores fotografias ligadas ao território do Aspirante Geoparque Oeste.

Dinamizado em parceria com a revista National Geographic Portugal, o concurso tem como objetivos a “promoção do património natural e cultural do território, a divulgação do Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, a apresentação de um território de paisagens e cenários icónicos e a projeção da fotografia como ferramenta de promoção e divulgação”.

O passatempo destina-se a maiores de 18 anos, nacionais e estrangeiros. Cada participante poderá submeter até um máximo de 3 fotografias, uma por categoria tendo sempre por base o território do Aspirante Geoparque Oeste e ligadas aos seguintes temas: Homem e atividade humana, Património Natural (natureza, geodiversidade) e Património Cultural (miradouros, monumentos).

O júri do concurso é composto por elementos da revista National Geographic Portugal e por elementos do Aspirante Geoparque Oeste ligados à fotografia neste território.

Será atribuído um prémio a cada vencedor de cada categoria e um prémio especial para aquele que, independentemente da categoria, tenha captado a melhor fotografia. Este grande prémio contempla uma visita guiada ao território do Geoparque Oeste com estadia de uma noite para duas pessoas.

Segundo o regulamento, o 1.º prémio contempla uma assinatura anual da revista da National Geographic Portugal e o 2.º prémio 2º lugar um passeio de barco organizado, aberto ao público, válido para duas pessoas ou uma prova de vinhos para duas pessoas.

Vão ainda ser atribuídas menções honrosas para o 3.º e 4.º prémio: duas entradas no Dino Parque Lourinhã com visita guiada e duas entradas num dos Centros de Interpretação do Aspirante Geoparque Oeste, com visita guiada.

O concurso conta com parceiros institucionais que vão garantir os prémios que serão atribuídos aos vencedores, são eles: Dino Parque Lourinhã, Furnaka Ecosurf Village, Museu da Lourinhã, Museu Renda de Bilros de Peniche e Odisseia Viva.

Os resultados vão ser apresentados publicamente e posteriormente será realizada uma exposição itinerante pelo território do Aspirante Geoparque Oeste com as fotografias do concurso.