A comunidade educativa em destaque nas IV Jornadas da Educação da Lourinhã

Decorreu esta sexta-feira, 8 de setembro, no Auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense, a sessão de abertura das “IV Jornadas da Educação”. O Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã, José Tomé, foi o responsável pela primeira intervenção e salientou o investimento que a Lourinhã faz na educação.

Conhecedor da Lourinhã e agradado pela visão do investimento do município na educação, Pedro Florêncio, Delegado Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, confessou que é um argumento que lhe dá “vontade de vir cá mais vezes“. Pedro Florêncio, a terminar o seu discurso, depois de algumas partilhas pessoais com o público, aproveitou também para deixar conselhos sobre o arranque do ano letivo.

No decorrer da sessão de abertura houve ainda espaço para algumas críticas por parte de José Grachinha, Diretor do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de ampliação do edifício da Escola Secundária da Lourinhã.

O Diretor do Agrupamento de Escolas da Lourinhã deixou também uma nota ao município para que possa ser repensado o reforço do número de assistentes operacionais e assistentes técnicos.

Tendo já trabalhado noutras comunidades educativas, José Grachinha recorreu à analogia das espinhas do peixe para partilhar a sua experiência anterior e usou um bife 3 pimentas para descrever a forma como olha atualmente para a comunidade educativa na Lourinhã.

As Jornadas da Educação retomam na próxima segunda-feira, dia 11 de setembro, e terminam a 15, numa edição dedicada à comunidade educativa, com destaque, no último dia, para a apresentação do projeto “Bombeiros por 5 dias” e a sessão intitulada “Como motivar os filhos para o sucesso escolar”. As inscrições podem ser feitas através do portal do Munícipe.