A “Máscara” é o tema do Carnaval de Torres Vedras 2021

A “Máscara” foi o tema escolhido para a próxima edição do Carnaval de Torres Vedras. Devido à pandemia de Covid-19, o Carnaval de 2021 vai decorrer sem os habituais corsos carnavalescos.

Em declarações à Agência Lusa, citado pela Revista Sábado, o presidente da autarquia, Carlos Bernardes, disse que já estão a trabalhar na programação do evento, para que possa ser apreciado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), em Novembro.

O programa de 2021 do Carnaval de Torres Vedras está a ser trabalhado entre município, com a empresa municipal Promotorres e com as associações de Carnaval, e vai contar, pelo menos, com três momentos distintos. Carlos Bernardes explicou que, cada momento do programa vai ter uma limitação no número de pessoas, levando as associações de Carnaval a ter apenas “dois ou três representantes”, em vez da tradicional multidão de foliões mascarados.

O autarca sublinhou ainda que este será “um Carnaval diferente e a sociedade torriense vai comportar-se com toda a responsabilidade e segurança”.

Há semelhança dos anos anteriores, um mês antes do Carnaval, vai ser inaugurado o monumento alusivo ao evento, no centro da cidade. O primeiro dia do Carnaval de 2021 será a 12 de Fevereiro, altura em que será inaugurado o museu alusivo à temática. O enterro do Entrudo vai acontecer a 17 de Fevereiro.

Recorde-se que em Setembro, a Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro anunciou que os carnavais de Torres Vedras, Estarreja, Ovar, Mealhada e Figueira da Foz não vão ter os tradicionais corsos de Carnaval em 2021, devido à pandemia. A decisão tem como objectivo evitar ajuntamentos de pessoas e promover o distanciamento social.