A nossa história

Nos inícios da década de 80, em Portugal surgem as emissões de rádio “paralelo”. Chamaram-lhes “rádios livres”, “rádios piratas”, as “clandestinas”.

A história da rádio “paralelo” terá começado em 1977, na zona de Lisboa com as emissões da Rádio Juventude.

A partir de 1982 dá-se a “grande invasão” de rádios um pouco por todo o País.

Em 1986 a Lourinhã, não fica alheia ao movimento das rádios “livres” iniciando-se os primeiros ensaios das emissões “piratas”. Foi António C. Teotónio, o homem que as realizou. A ele juntaram-se mais alguns elementos e nascia a primeira Radio na Lourinhã, que deu pelo nome de “Rádio Antena Livre”, passando mais tarde a designar por “Rádio Belo Horizonte“.

Mas em 1987, um outro grupo de pessoas, constitui uma cooperativa de radiodifusão que adoptou o nome de “Onda Jovem”, ficando um meses depois a chamar-se “Rádio Clube da Lourinhã, C.R.L.“, com estatutos aprovado em Diário da Republica de 24 de Julho de 1987.

A Lourinhã ficava assim com duas Rádios.

Em 1988 e face ao concurso público de atribuição de alvará para o exercício da actividade de radiodifusão sonora, responsáveis das duas rádios juntam-se e decidem apresentar uma candidatura única.

Formou-se assim a actual Rádio Clube da Lourinhã.

A escolha do nome teve única e exclusivamente, a haver com razões de ordem económica e burocrática, uma vez que o RCL, era das duas existentes a que se encontrava juridicamente constituída.

Depois de garantida a frequência nos 96.2 Mhz para a rádio, e de apresentado o processo de candidatura, a Lourinhã vê coroado de êxito e esforço, quando a 06 de Março de 1989, foi publicado no Diário da República N.º 54, a atribuição de alvará ao Rádio Clube da Lourinhã, C.R.L.

1º Alvará para o Exercício de Actividade de Radiodifusão do RCL

Em 21 de Julho de 1989, em Assembleia Geral Extraordinária foi nomeada uma Comissão Directiva, representativa da vontade das duas “Rádios Piratas”, então existentes a “Rádio Clube da Lourinhã e a “Rádio Belo Horizonte”, com o propósito de imprimir uma nova dinâmica à Rádio.

Esta comissão era composta por dois representantes da antiga Rádio Belo Horizonte, Manuel José Trindade Vitorino e José António Costa Tomé, dois representantes do Rádio Clube da Lourinhã., João Duarte Anastácio de Carvalho e Pedro Miguel Neves da Cunha Pimenta, e dois novos cooperantes sem quaisquer elos de ligação a essas rádios, Leandro Filipe Fernandes e José Nuno do Rosário e Silva Leitão.

Com a comissão directiva constituída e o projecto aprovado, era chegada a altura de proceder à instalação do novo empreendimento.

A Rádio, começou a emitir em instalações provisórias, sitas na Rua Miguel Bombarda, nº32 (em casa emprestada), estando a antena e emissor instalados na Atalaia, nos estaleiros de Mário Jorge Filipe que gentilmente os cedeu para o efeito.

A 7 de Setembro de 1989, e por imposição legal, o RCL começou a emitir, embora a titulo experimental. Quatro dias depois, tinham inicio as emissões regulares entre as 12h00 e as 24h00, só possível com o apoio de colaboradores voluntários.

Em Abril de 1990 era instalada uma nova antena e uma torre de 33 metros, que possibilitava uma cobertura radiofónica eficaz em todo o concelho.

Foi nesse mês que por imposição do Instituto Comunicações de Portugal a frequência da Rádio foi alterada.

A 22 de Abril de 1991, o RCL começa a emitir na frequência de 99fm, permanecendo até aos dias de hoje.

Nesse mesmo ano, entre Maio e Julho realizou-se uma Campanha de accionistas, permitido a todos a participação no projecto de Rádio, adquirindo 10 títulos de investimento da cooperativa com o valor nominal de 500$00 cada.

A 15 de Julho de 1991, são eleitos os primeiros corpos sociais para o biénio de 1991/1993.

Na mesa da Assembleia:

Presidente – José Manuel Dias Custódio

Vice-presidente – Carlos Manuel Marques Santos

Secretário – Joaquim Simões dos Santos

Direcção:

Presidente – José Nuno Rosário Silva Leitão

Vice-presidente – José António Costa Tomé

Tesoureiro – Pedro Miguel Neves Pimenta

Secretário – Artur Mário Ribeiro Rosário Silva

Secretário – João Duarte Anastácio

Conselho Fiscal:

Presidente – Joaquim Pedro Carvalho

Secretário – João Félix Picão Oliveira

Relator – Alfredo Manuel Silva Santos

Eleitos os corpos sócias, havia que elaborar um plano de actividades, do qual fazia parte a aquisição de nova instalações, emissor mais potente, meios de transporte e a profissionalização do seu pessoal.

Quase no final do mandato, algumas pretensões estavam ainda estão por concretizar, a mais significativa: um novo emissor.

A 22 de Dezembro de 1991, o RCL muda-se para as novas instalações, na Rua António Pinheiro de Andrade Lote 18 R/C Direito, com equipamentos totalmente novos e alarga o período de emissão para dezanove horas diárias – das 7 às 2 horas da manhã.

A 25 de Junho de 1993, o RCL promove uma passagem de modelos no Restaurante Paimogo da Estalagem da Praia da Areia Branca. Com reconhecido sucesso foi efectuada uma nova passagem de modelos (Outono/Inverno) no dia 5 de Novembro de 1993 na Associação Cultural e Recreativa Seixalense.

Em 24 de Junho de 1995, o RCL, recebeu da Câmara Municipal da Lourinhã, o Diploma da Medalha de Ouro da Vila da Lourinhã, por serviços prestados em benefício do Concelho.

A 13 de Setembro de 1996, o RCL foi a anfitriã da entrega do Prémio APR/Montepio Geral, para a Melhor Reportagem, onde esteve presente o Secretário de Estado da Comunicação Social, Arons de Carvalho.

A entrega deste prémio foi no Restaurante Braga, durante um almoço, tendo sido durante a manhã servido um “Porto-de-Honra”, no Museu da Lourinhã. O dia encerrou com um espectáculo, no recinto da Louricoop, onde actuaram vários artistas de música popular.

O Rádio Clube da Lourinhã, CRL, desempenhou a função de Presidente da Assembleia Distrital de Lisboa do Concelho de Delegados, da Associação Portuguesa de Radiodifusão, no biénio 1996 – 1997.

A 1ª Noite de Fados da RCL surge a 2 de Fevereiro de 1996, no Restaurante Braga no Vimeiro. Um mês depois a 30 de Março de 1996 foi realizada a 2ª Noite de Fados, desta vez na Associação Cultural e Recreativa Seixalense.

De 1995 a 2001, foram realizados 7 Torneios de Futebol 5 – Masculinos e entre 1998 e 2000 3 Torneios de Futebol 5 – Femininos.

Nos Meses de Dezembro de 1998 a 2001, o RCL levou a efeito o Concurso de Montras de Natal.

Não querendo esquecer os mais jovens, nos anos de 1999 a 2001 foram realizados pelo RCL 3 Concursos de Literatura Juvenil.

A 18 de Maio de 2002, no recinto de Festas da Praia da Areia Branca, o RCL realiza a Festa da Rádio, com 19 artistas em palco, três deles da região.

Em Outubro desse ano, o RCL altera o seu logótipo, para um dinossauro, símbolo do Concelho, com as iniciais RCL em seu redor.

Querendo trazer mais informação local aos seus ouvintes, o RCL deixa os blocos de informação que tinha até então (às 10/14/18 e 22 horas), para ter informação de hora a hora entre as 9 e as 13 horas e depois ás 15, 17 e 19 horas, tendo informação em cadeia com a TSF às 16 e 20 horas.

A 31 de Maio de 2003, na Praça Coronel António Maria Baptista, no centro da Lourinhã, o RCL realiza a segunda Festa da Rádio, mas desta vez em conjunto com a Associação dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã. Os artistas convidados foram os In Loco, Astronautas, Sonya Costa, Ridle, Frtitz Khan e os Sexto Sentido. Esta Festa teve um cariz de solidariedade, pois metade da receita foi para a Associação de Bombeiros, que tinha perdido em Abril desse ano uma viatura autotanque de combate a incêndios.

No fim-de-semana de 23 e 24 de Agosto de 2003, o RCL promove o 1º Festival de Música e Folclore. Um Festival que contou apenas com os artistas do concelho – Bandas Filarmónicas, Acordeonistas, e Ranchos Folclóricos –, e teve a particularidade de decorrer em simultâneo nas Praias do Concelho: Praia da Areia Branca e Praia de Porto Dinheiro, levando a musica da Lourinhã, aos banhistas e a muitos emigrantes do concelho que visitam a Lourinhã durante o mês de Agosto.

A 20 de Outubro de 2003, a Direcção da RCL decide acabar os simultâneos de informação com a TSF e reformular os horários da informação, que passam a ser de duas em duas horas entre as 9 e as 19 horas.

Em Junho de 2004, o RCL, aposta na reformulação do estúdio principal, transformando este, num estúdio de emissão digital.

As emissões em digital tiverem início nas comemorações do Feriado Municipal do dia 24 de Junho, tendo o “clique” para a emissão digital sido dado, pelo Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa, José Manuel Dias Custódio.

A partir desta data passa a ter noticiários às 9, 11 13 e 19 horas, totalmente locais.

Já em Dezembro de 2004, o RCL faz a sonorização de Natal das principais ruas da vila.

A 24 de Junho de 2005, o RCL transmite em directo a Sessão Solene do Dia do Concelho, realizando os noticiários em directo dos Paços do Concelho.

A 23 e 24 Julho de 2005, o RCL fez parte da organização do IV Rockoeste, na Praia da Areia Branca, tendo levado a cabo a sua emissão em directo no dia 23 desde as 15 horas até às 02 horas a partir do recinto do Rockoeste.

Em 28 de Agosto de 2005, o RCL utilizou o Jornal Alvorada para divulgar a equipa: “As caras da energia que move toda a região”.

Em Setembro de 2005, é registado o domínio do RCL na Internet, e  colocado on-line o site na rádio no sitio: www.rcl99.fm.

Imagem do site da RCL

Este capítulo da história do RCL teve a particularidade de termos o nosso site premiado no final do ano, com o “Óscar da Rádio” para o melhor site do Distrito de Lisboa.

Em Novembro, o  RCL, foi uma das 5 rádios do país seleccionadas para testar a emissão on-line na Internet, ao abrigo do projecto ROLI – Rádios On Line na Internet, da APR – Associação Portuguesa de Radiodifusão.

A 24 de Junho de 2006, realizamos uma emissão especial no dia do Concelho em directo da praça José Máximo da Costa, onde para além de acompanharmos as iniciativas oficiais, oferecemos, 200 cd’s, camisolas e bolas de futebol da selecção nacional, participava no Mundial de Futebol, na Alemanha.

Em Agosto de 2007, foi reeditada a Festa da Rádio que não se realizava desde 2003. A iniciativa teve lugar na Abelheira contando com a participação dos acordeonistas do Concelho Rodrigo e Teresa Maurício e Vítor Apolo. A cabeça de cartaz foi Quim Barreiros, tendo participado no evento cerca de 2.000 pessoas.

Em Janeiro de 2008,  a convite de um grupo de naturais de Toxofal de Baixo, o RCL viaja até ao Canadá para participar na Festa de S. Sebastião em Toronto. O Presidente da Direcção Nuno Reis e o Padre Ricardo franco, Director do Jornal Alvorada, são os convidados de uma festa que à vários anos distribui o dinheiro apurado por instituições do Concelho. Na deslocação a Toronto, os dois Directores visitaram as instalações da Radio CHIN que produz todos os dias um programa em português.

A 14 de Setembro de 2009, numa iniciativa inédita, com o Jornal Alvorada, são efectuados uma série de 13 debates públicos com os principais candidatos às eleições autárquicas deste ano no concelho da Lourinhã. Os debates poderam ser acompanhados publicamente na antiga sede da Associação Cultural e Recreativa do Seixal, ou, em directo, através da RCL em 99.0 fm, entre as 21h30 e as 22h30.

A 05 de Abril de 2012, um incêndio destruiu por completo as instalações e vários equipamentos de emissão do RCL.

De 2 a 12 de Setembro de 2013, o RCL e o Jornal Alvorada voltam mais uma vez a juntarem-se e organizam novos debates com os candidatos às eleições autárquica desse ano. Desta vez os debates decorreram no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira. Os debates foram transmitidos em directo pela rádio e vídeos colocados on-line logo a seguir, no canal do Youtube da rádio.

A 13 de Fevereiro de 2015, Dia Mundial da Rádio, regressam as emissões em directo, nos novos dois estúdios da RCL, na Escola do 1º Ciclo de Capelas, cuja inauguração oficial dos mesmos, ocorreu a 09 de Maio de 2015.

Com a ajuda do benemérito José Augusto Marques, um apaixonado da rádio, foi possível construir este dois estúdios, um de emissão e outro de entrevistas, ficando assim a rádio com as condições mínimas para levar a voz do concelho a todo o lado.

De 09 a 18 de Setembro de 2017, voltamos a realizar uma série de debates com os cabeças de lista candidatos às eleições autárquicas no concelho. Foram 10 os debates, com um total de 34 candidatos em cerca de 11 horas de emissão.

No ano de 2019, o Radio Clube da Lourinhã, iniciou uma série de programas comemorativos dos 30 anos da Rádio no Concelho.

Objectivo – Recordar a história da Rádio na história do Concelho.

Para tal, o RCL criou o programa “Coisas da Nossa Terra” que percorreu as 8 freguesias do Concelho entre Janeiro e Agosto, dando voz aos fregueses destas freguesias, tendo terminado na Lourinhã, (para falar sobre o concelho) em Setembro de 2019.

Com este programa demos voz a 128 lourinhanenses, tendo percorrido 140 Km’s, pelas estradas do nosso concelho. Transmitimos 1095 minutos de programas sempre ao vivo para o fm e também para o facebook.

No dia 15 de Junho de 2019, a sala da AMAL recebeu o Concerto de Aniversário do Coro Municipal da Lourinhã (15 anos) e do Rádio Clube da Lourinhã. Um concerto, onde as músicas foram interpretadas pelo Coro Municipal da Lourinhã, como se de um programa de rádio se tratasse….aliás, foi mesmo um programa de rádio.

Em Dezembro de 2019, marcamos presença num dos mais conhecidos serviços de streaming de rádios do mundo TuneIn Radio, e no Radios.com.br , um dos maiores sites de rádios do Brasil, onde é possível ouvir a emissão online do RCL.

Já no Dia Mundial da Rádio, 13 de Fevereiro de 2020, iniciamos a transmissão de mensagens através da aplicação radiotexto (RT) no sistema de transmissão de dados em radiodifusão – RDS.

Em Março de 2020, mudamos o domínio do site, passando de .fm (www.rcl99.fm) para .pt (www.rcl99fm.pt).

Desde 15 de Outubro de 2020, que a emissão da RCL pode também ser ouvida na Raddio, um site mundial de rádios, sendo também possível desde ai, acompanhar no site da RCL, o histórico das músicas emitidas nos últimos 7 dias.

RCL – A sua Rádio na Lourinhã!!!!

Lourinhã, 19 de Outubro de 2020.