[ACTUALIZAÇÃO] COVID-19: Resultados dos testes a utentes e funcionários do Lar da Atalaia dão negativo

A RCL noticiou na passada 6.ª feira, dia 26 de Junho, depois de ter solicitado esclarecimentos à Delegada de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul que todos os utentes e funcionários do Lar da Associação Social, Cultural e Humanitária da Atalaia, na Lourinhã, foram testados à COVID-19, tendo o resultado dos testes dado negativo. Os testes foram realizados depois de um utente que esteve internado no Hospital de Torres Vedras ter testado positivo. A informação foi confirmada à RCL pela Delegada de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul, Helena Andrade. 

Na sequência do pedido de esclarecimento enviado pela RCL, a responsável explicou, por escrito, que o Lar da Atalaia, “quando recebeu o utente da alta do Hospital de Torres Vedras, onde esteve internado 6 dias, activou o Plano de Contingência”. No mesmo dia, o utente foi reenviado para a Unidade Hospitalar, onde voltou a ser internado.

Helena Andrade garante que, “logo que a Autoridade de Saúde local teve conhecimento que o utente foi testado positivo os dois funcionários que lhe prestaram cuidados ficaram de imediato em confinamento domiciliário”, apesar dos resultados terem dado negativo.

O Lar da Associação Social, Cultural e Humanitária da Atalaia emitiu hoje (1 de Julho) um comunicado, onde esclarece que depois da realização dos testes, que obtiveram resultado negativo, uma colaboradora começou a desenvolver sintomas associados à COVID-19. Na nota, publicada no Facebook da instituição, a direcção do lar explica que a funcionária voltou a realizar um novo teste, no qual obteve resultado positivo.

Comunicado da Direção da Associação Social, Cultural e Humanitária de AtalaiaNa sequência de notícias não verdadeiras…

Posted by Lar Nossa Senhora da Guia – ASCHA on Wednesday, July 1, 2020

Após o resultado, a Autoridade de Saúde decidiu testar todos os utentes e funcionários do lar. A instituição esclarece que “todos os testes realizados foram negativos e todos os utentes e funcionários continuam sem apresentar sintomas”.