Adega Cooperativa da Lourinhã homenageia Igreja de Sta. Maria do Castelo com nova garrafa

“Matriz” é o nome da nova garrafa de Aguardente DOC Lourinhã, uma homenagem à Igreja de Santa Maria do Castelo. O lançamento oficial da nova garrafa aconteceu na passada sexta-feira, no Laurus Hotel, onde marcaram presença autarcas locais, membros da direcção da Adega Cooperativa da Lourinhã (ACL) e representantes de instituições ligadas ao sector.

Com o objectivo de dar destaque à cor da aguardente vínica, a Adega Cooperativa apostou no vidro branco, numa tentativa de se aproximarem das aguardentes internacionais, segundo explicou André Baltazar, presidente da cooperativa.

Utilizando o mesmo lote da tradicional garrafa verde, este novo produto mantém apontamentos em tons dourados, com uma representação da janela da Igreja Matriz. Com esta nova garrafa, pretendem alcançar uma maior área de mercado.

Para já, existem dois mil exemplares da nova garrafa “Matriz”. Esta é a primeira de várias novidades que a Adega Cooperativa da Lourinhã pretende apresentar até ao final do ano.

ACL sem vindima este ano

A cooperativa lourinhanense não vai receber, este ano, a uva produzida pelos agricultores para a produção de nova aguardente. Segundo o presidente da direcção, a medida excepcional deve-se à quebra de vendas registada no ano passado.

Com uma “grande apetência da exportação” e alguns “negócios pendentes”, André Baltazar espera alcançar novos mercados na Europa, Estados Unidos e China.