Ana Jorge será a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

A antiga ministra da Saúde, Ana Jorge, é a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), avança o jornal Correio da Manhã. A médica lourinhanense terá sido convidada para suceder a Edmundo Martinho, cujo mandato termina no final do ano, e terá aceitado o convite.

No início deste mês, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social tinha revelado que iria nomear uma nova equipa de gestão para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, cuja tutela está sob a alçada deste Ministério.

Numa audição regimental no Parlamento, Ana Mendes Godinho tinha afirmado que estava a ser preparada uma nova equipa para a Santa Casa, de modo a “garantir que continua a cumprir a missão extraordinária para a qual foi criada”.

Segundo o Dinheiro Vivo, o mandato de Edmundo Martinho termina só em novembro, mas a sua substituição deve acontecer durante o mês de abril. O provedor da SCML é nomeado por decisão conjunta do primeiro-ministro e da ministra do Trabalho. Os restantes membros que compõem a Mesa são nomeados pela ministra do Trabalho, sob proposta do provedor.

Especialista em pediatria, Ana Jorge foi ministra da Saúde nos Governos de José Sócrates e é atualmente presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.