ANSR, GNR e PSP apresentam balanço da campanha “Viajar sem Pressa”

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) divulgaram o balanço da campanha “viajar sem pressa”, que decorreu entre os dias 16 e 22 deste mês.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024, a campanha contou com ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e pela PSP, em Almada, Lisboa, Loures, Mafra e Sesimbra, bem como ações idênticas na Região Autónoma dos Açores e na Região Autónoma da Madeira.

Na campanha “Viajar sem pressa” foram sensibilizados 596 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas mensagens como:

  • A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais;
  • Quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece;
  • Numa viagem de 20 km, aumentar a velocidade de 50 para 60 km/hora, permite ganhar apenas 4 minutos. Viaje sem pressa.

De acordo com um comunicado, durante as operações das Forças de Segurança no âmbito desta campanha, foram fiscalizados em controlo de velocidade com recurso a radar, 4,9 milhões de veículos, 4,6 milhões dos quais pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR.

Dos veículos fiscalizados, cerca de 14.443 circulavam com excesso de velocidade, dos quais 3,9 mil foram detetados pelos radares das Forças de Segurança e 10,5 mil pelos da ANSR, como pode verificar na seguinte tabela:

Na campanha, foram registados um total de 2.519 acidentes, de que resultaram 8 vítimas mortais, 41 feridos graves e 707 feridos leves, números inferiores relativamente ao período homólogo de 2023, em que se verificaram menos 386 acidentes, menos 4 vítimas mortais e menos 15 de feridos graves.

Esta foi a primeira das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do PNF de 2024. Até ao final do ano são realizadas mais 11 campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.