Apesar de já ser possível fazer queimadas há cuidados a ter, defende o comandante dos BVL

Desde a passada quinta-feira, dia 15 de Outubro, que é permitido efectuar queimas e queimadas, desde que seja solicitada autorização. No entanto, segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã (BVL) devem ser tidos em conta alguns pressupostos, como sejam a necessidade de se ter atenção às condições meteorológicas e não abandono do local enquanto ainda decorrer a queima. 

Aliás, segundo Carlos Pereira, esta foi uma das causas do incêndio do passado dia 17, no Planalto das Cesaredas, combatido pelas corporações da Lourinhã, Peniche e Bombarral – uma queimada que ficou sem supervisão humana.

Carlos Pereira disse-nos ainda que para a realização de uma queima ou queimada é necessária autorização, por parte da autarquia, ou comunicar ao ICNF.

Recomendações de Carlos Pereira, comandante dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, a ter em conta para a realização de queimas e queimadas.

Recordamos que já é possível efectuar queimas ou queimadas mas desde que sejam devidamente autorizadas. Poderá fazê-lo junto da Câmara Municipal ou da sua Junta de Freguesia.