Aprovada candidatura para alargamento e requalificação do edificado da ADAPECIL

A ADAPECIL viu aprovada a sua candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais. A candidatura, apresentada em março deste ano, vai permitir a requalificação e modernização do edifício. Com esta candidatura, o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão vai passar a contar com duas unidades distintas, permitindo a entrada de mais 10 clientes.

À RCL, Florbela Santos, presidente da instituição, diz que o edifício da instituição tem mais de 30 anos e que “apesar de estar tudo licenciado”, há alterações que têm de ser feitas. Entre as exigências está a criação de uma nova casa de banho para os clientes mais dependes. Até então, existia apenas uma para ambos os géneros.

O aumento dos preços nos materiais de construção colocou a instituição numa situação difícil. À ADAPECIL foi atribuída uma verba de 495 mil euros. Um valor, diz a presidente da instituição, que “está muito além das necessidades”.

Recorrer a crédito bancário é uma das alternativas apontadas por Florbela Santos.

Palavras de Florbela Santos, presidente da ADAPECIL, sobre a candidatura agora aprovada para a Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais. Para além desta candidatura, no âmbito do PRR, a instituição viu também aprovada uma outra candidatura, apresentada em 2018, relacionada com a eficiência energética.