Autárquicas’21: entrevista a Mário Rui Souto (CDU), candidato à CML

Oito anos depois de se ter candidatado pela primeira vez à presidência da Câmara Municipal da Lourinhã, Mário Rui Souto volta a candidatar-se às Eleições Autárquicas deste ano enquanto cabeça-de-lista da CDU. Cativar para a participação da população e, sobretudo, dos jovens, é um dos objectivos do candidato de 47 anos que promete ser a “voz dos lourinhanenses”, caso seja eleito. Deixando de lado as promessas, Mário Rui Souto garante que pode ser feito “mais e melhor” numa união de esforços entre o partido e a população.

Apesar de considerar “benéfica” a descentralização de competências do Estado para o poder local, o candidato considera que as Uniões de Freguesias não trouxeram benefícios para as populações.

Em tempo de pandemia, Mário Rui Souto considera que o município “não deu a resposta social que devia ter dado” aos munícipes e lamenta a inexistência de testes gratuitos à população. Preocupado com a área da saúde, em especial com a saúde mental, o candidato da CDU considera que a autarquia “tem um papel importantíssimo” nesta área, mas desconhece a sua realidade do território.

O candidato comunista diz que os jovens devem ser mais apoiados pelo município, salientando que a câmara “pode ir mais além” na atribuição dos apoios, como é o caso das bolsas de estudo.

A nível económico, lamenta a falta de apoios prestados aos empresários locais, que saem prejudicados em relação às grandes superfícies comerciais – e dá exemplos.

Num concelho com uma forte componente agrícola, considera que devem ser dadas mais condições aos agricultores locais, defendendo a criação de mercados de proximidade.

Ainda que “com uma expressão diminuta”, a CDU tem aumentado o número de votos na
Lourinhã: em 2013 conseguiu 433 votos e há quatro anos, 595 votos para a Câmara Municipal. Com a ambição de chegar à Câmara Municipal, Mário Rui Souto acredita que a população iria beneficiar com um vereador da CDU no executivo camarário.

A CDU está representada por um deputado na Assembleia Municipal da Lourinhã, quando
conseguiu, em 2017, 683 votos. Uma mais valia para a população, diz Mário Rui Souto, que contribuiu para a resolução dos problemas apresentados pelos munícipes.

Palavras de Mário Rui Souto, candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal da Lourinhã para as próximas Eleições Autárquicas. A entrevista completa pode ser vista aqui.
Renato Henriques, candidato do Chega à presidência da Câmara da Lourinhã é convidado
desta noite, numa entrevista que pode ser acompanhada, a partir das 21h30, na emissão da RCL ou pelas redes sociais.