‘Bombeiros por 5 dias’: 98 alunos vestem, durante esta semana, a farda de bombeiro

Um incêndio deflagrou numa habitação, durante a noite, e houve a necessidade de resgatar uma vítima do seu interior. Este foi um dos cenários que os jovens recrutas enfrentaram no primeiro dia da iniciativa ‘Bombeiros por 5 dias’, que decorre ao longo desta semana no quartel dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã (BVL).

Rogério Henriques, formador e mentor da iniciativa, explica-nos que esta atividade de busca e salvamento para além de preparar os jovens para os procedimentos de fuga – em caso de incêndio –, exige também muita da sua concentração.  

98 alunos do 5.º ao 9.º ano, do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente (AEDLV), participam na 6.ª edição da iniciativa. A primeira em que Natália Albino Pires assume as rédeas da organização, enquanto presidente da Associação de Pais deste agrupamento.

Em entrevista à RCL, fala dos objetivos da iniciativa. Uma oportunidade para os alunos conhecerem o trabalho dos bombeiros e que incute nos jovens valores de responsabilidade, autonomia e resolução de problemas.

Esta é, segundo a organização, a edição mais participada de sempre da iniciativa. Uma edição que se destaca pela inclusão.

Mais do que perceberam a importante missão dos bombeiros, a presidente da Associação de Pais do AEDLV espera que os participantes possam levar estas aprendizagens para a vida.

Jovens aprendem sobre o dia-a-dia dos bombeiros

No decorrer desta semana, os jovens recrutas vão poder experienciar algumas das tarefas que são desempenhadas pelos bombeiros. Falamos do combate a incêndios urbanos, de técnicas de desencarceramento e de busca e salvamento.

Entre as novidades deste ano está uma atividade dedicada ao suporte básico de vida, em que os jovens vão aprender a manusear um Desfibrilhador Automático Externo.

Para o mentor da iniciativa, que vai acompanhar os recrutas de palmo e meio durante toda a semana, o ponto alto das atividades será a pernoita no quartel. Vai acontecer em dois dias distintos – na quarta e quinta-feira –, onde os jovens vão participar num simulacro.

Secretária de Estado da Proteção Civil vai participar no evento

A secretária de Estado da Proteção Civil vai marcar presença na atividade, na tarde de quinta-feira, numa cerimónia em que os jovens vão receber uma medalha de participação na atividade.

Para além de acompanhar o evento, esta será também uma oportunidade de Patrícia Gaspar conhecer a capacidade da corporação da Lourinhã.

A 6.ª edição da iniciativa ‘Bombeiros por 5 dias’ decorre até à próxima sexta-feira, no quartel dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, nesta que é uma oportunidade para os jovens alunos do concelho ficarem a conhecer atividade dos bombeiros.