“Braille para todos”: município da Lourinhã promove oficina para sensibilizar para a deficiência visual

Sensibilizar para a temática da deficiência visual está entre os objetivos de uma oficina promovida pelo município da Lourinhã.

“Braille para todos” é o mote da oficina que vai ser dinamizada por cegos do Serviço de Apoio à Deficiência Visual da autarquia.

Dirigida a toda à comunidade escolar e à população em geral, a iniciativa pretende oferecer aos participantes conhecimentos sobre o sistema Braille, enquanto técnica de leitura e escrita.
A iniciativa, de participação gratuita, vai funcionar às terças-feiras, das 15h às 17h, na Biblioteca Municipal da Lourinhã.

A primeira sessão, agendada para 7 de fevereiro, vai incidir na iniciação e sensibilização. Conhecer a história do Braille e a sua aplicação no dia-a-dia estão entre os objetivos da sessão. Os participantes vão ainda poder conhecer o alfabeto Braille, experimentar a sensação tátil de livros em Braille e conhecer o funcionamento da máquina de escrever.

A segunda sessão vai incidir sobre a leitura de livros em Braille e o saber escrever na máquina Braille.

As inscrições na oficina “Braille para todos” podem ser feitas através do número 261 410 178 ou pelo e-mail [email protected].