Caixa Agrícola da Lourinhã encerra dois balcões em 2023

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Lourinhã vai encerrar dois balcões já no início deste ano. Os balcões da Ventosa e do Paço são aqueles que vão ser encerrados pela instituição bancária.

A medida, explica o presidente não executivo da instituição, está relacionada com a imposição de reorganização de balções do Sistema Integrado do Crédito Agrícola Mútuo e ao reduzido número de associados e clientes que utilizam os seus serviços.

Uma decisão, sublinha António Augusto Mateus, que foi “muito ponderada”.

Apesar do encerramento destes dois balcões da Caixa Agrícola da Lourinhã, António Augusto Mateus garante que o serviço de multibanco se vai manter nestas localidades.

O anúncio foi feito na última assembleia geral ordinária da instituição. Na ocasião, os associados aprovaram, por unanimidade, o plano de atividades e orçamento para este ano, que prevê um resultado líquido de 1 milhão e 118 mil euros.

A elaboração do orçamento para este ano teve como padrão base os valores reais em dezembro de 2021 e setembro de 2022. Assim, para dezembro do ano passado, os valores foram apurados por estimativa e relativamente a este ano o apuramento foi efetuado por previsão, de acordo com os pressupostos utilizados. Segundo a cooperativa lourinhanense, o plano de atividades e o orçamento para este ano assenta num “grau de incerteza elevado sobre a evolução da economia no atual contexto de inflação”.

Segundo o orçamento, agora aprovado, na rubrica dos ‘ativos financeiros e títulos de dívida’, “estima-se o valor próximo de setembro de 2022 para o final de 2022 (30.560.563 euros), assim como para o ano 2023 prevê-se o valor de 30.752.563 euros”, lê-se no documento. Nas aplicações na Caixa Central estima-se um aumento de cerca de 4,5% em 2022 e para 2023 perspetiva-se um acréscimo de 10%, ascendendo a 182,7 milhões de euros.

Quanto ao crédito concedido a clientes prevê-se, para este ano, um decréscimo na ordem dos 0,4%, (no valor de 150,9 milhões de euros). “Nas imparidades de crédito perspetiva-se um aumento prudente, que será ajustado conforme o modelo de imparidade do Grupo Crédito Agrícola”, refere o mesmo documento.

Nas projeções do órgão executivo, o valor previsional do ativo total para 2023 será de 371,8 milhões de euros, ou seja, 3,9% acima do valor estimado para dezembro de 2022.