Câmara de Torres Vedras assina protocolo para criação de Escola Superior na área da Saúde

Foi assinado ontem, 9 de Dezembro, o protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Politécnico de Leiria com vista à criação de um polo da Escola Superior de Saúde no concelho.

Na assinatura do protocolo, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, referiu que a educação e a formação são as grandes apostas da autarquia. Para Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, este protocolo é um reforço da estratégia de colaboração com o município.

Segundo a Câmara Municipal, o polo vai acolher os três cursos Técnicos Superiores Profissionais que estão já em funcionamento no Núcleo Formação de Torres Vedras e irá receber Licenciaturas e Mestrados. A oferta formativa vai incluir cursos de formação de profissionais para carreiras de saúde, mas também formação na área das tecnologias de diagnóstico e terapêutica.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, marcou presença na sessão, onde sublinhou a importância da criação deste novo polo, para que haja cada vez mais portugueses qualificados e para assegurar a democratização do acesso ao ensino superior.

O polo vai entrar em funcionamento no próximo ano lectivo e vai localizar-se no antigo edifício dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras. Com a criação deste polo, o município pretende dar resposta às necessidades formativas da região e aumentar a atractividade do concelho.