CCDRC promove compromissos para valorização da Economia Circular na região

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e 84 entidades públicas e privadas assinaram um Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na região.

A CCDRC desafiou os agentes regionais para assumirem o compromisso de desenvolver acções para a promoção de práticas circulares. Numa nota enviada à nossa redacção, Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, refere que “a transição para uma economia circular é uma das grandes prioridades da região Centro, que assumiu compromissos claros de promover um desenvolvimento económico, social e ambientalmente sustentável”.

Para a responsável, a “mudança de paradigma que isso exige tem que ser partilhada por todos: empresas, administração, sociedade em geral, cabendo às políticas públicas o papel essencial de criar os incentivos adequados para acelerar essa transição”.

Os compromissos assentam num conjunto de medidas de cariz transformador, em que o objetivo é a aceleração da região para uma economia de base circular. São cerca de 230 acções com estratégias assentes no combate ao desperdício, circuitos curtos, compras circulares, novos modelos de negócio e desmaterialização.

As propostas incluídas neste pacto vão ser monitorizadas por cada entidade, reportando à CCDRC, semestralmente, o ponto de situação das acções a concretizar até Junho de 2021. Consulte aqui a lista das entidades envolvidas.