Centenário do Carnaval de Torres Vedras com orçamento de 100 mil euros

Foto: CM Torres Vedras

A Câmara de Torres Vedras prevê gastar 100 mil euros do seu orçamento para o próximo ano com as comemorações do centenário do Carnaval, que se realizar entre 17 de fevereiro de 2023 e 14 de fevereiro de 2024.

O orçamento de 100 mil euros foi revelado nas normas para a apresentação de propostas de programação, que foram aprovadas no início desta semana pelo executivo municipal.

As normas estabelecem as condições pelas quais cidadãos e entidades coletivas podem apresentar iniciativas que venham a constar do programa comemorativo.

“As comemorações devem integrar manifestações culturais e momentos festivos, com caráter diversificado, capazes de congregar os cidadãos, mobilizar a participação da sociedade torriense, desde as gerações mais jovens aos mais idosos, fomentar e apoiar as iniciativas promovidas a nível local pela sociedade civil”, refere a autarquia no documento aprovado.

Além disso, o município espera que o programa comemorativo “deixe uma marca física para o futuro, dotada de grande visibilidade pública” e um “testemunho da herança do Carnaval”.

Cada projeto candidato poderá vir a ter um financiamento máximo de 10 mil euros, segundo as normas aprovadas.

Em novembro, durante 15 dias, o município vai recolher propostas através do site das comemorações do Carnaval, ainda a criar, cabendo depois à comissão executiva das comemorações do centenário analisá-las. Os projetos selecionados vão ser depois submetidos à votação dos cidadãos vencendo os que recolherem maior número de votos.

Recorde-se que em março, o Carnaval de Torres Vedras foi inscrito no Património Cultural Imaterial Nacional, depois da candidatura apresentada em 2016 à Direção-Geral do Património Cultural.

Nos últimos anos, o evento passou a atrair meio milhão de visitantes nos cinco dias em que ocorre e gera receitas de cerca de 10 milhões de euros na economia local.