Centro de Voluntariado da Lourinhã faz balanço de ações desenvolvidas em 2023

Foto: CML

O Município da Lourinhã apresentou este mês uma nova imagem para a área do voluntariado. O ex-banco de voluntariado passa agora a ser Centro de Voluntariado da Lourinhã – com uma imagem renovada mas com o mesmo objetivo, impulsionar o trabalho voluntário, organizado e qualificado, em sintonia com a missão e necessidades das organizações elegíveis.

Em sessão, dirigida a organizações/ instituições e a voluntários, foi feito um balanço de 2023, que ficou marcado pela reestruturação do seu funcionamento, a criação de novos projetos de voluntariado, bem como a retoma de outros já existentes, o reforço do apoio prestado às organizações, na capacitação de gestores e voluntários, e a libertação do encargo do seguro dos voluntários, assumindo o município esse encargo. Os voluntários e organizações reforçaram a importância desta valência e a disponibilidade de continuar o projeto.

Em 2023 este projeto de voluntariado, desenvolvido pela Câmara Municipal, contabilizou-se 1.201 horas de trabalho voluntário, com 17 cidadãos, em 4 organizações:, a Câmara Municipal da Lourinhã, o Petiz, a associação Tá a Mexer e a URAP-Centro Saúde.

Em termos de domínio de intervenção, a área cultural absorveu mais trabalho voluntário, seguida da ação social e tempos livres, distribuídos pelos seguintes projetos: Apoio à atividade da Biblioteca Municipal, programação cultural municipal, atividade da Loja Social; atividades do Clube Idade +, componente Educativa do SADV-Serviço de Apoio à Deficiência Visual da Lourinhã, Ação de limpeza da envolvente na Casa Pia – Areal, apoio ao estudo no Petiz, apoio às Colónias de férias no Tá a Mexer e apoio ao Programa de prevenção de cáries infantil no URAP/Centro de Saúde.