Centro Hospitalar do Oeste recebeu 61 novos médicos para Internato Médico

CHO
Foto CENTRO HOSPITALAR DO OESTE, EPE

Este ano o Centro Hospitalar do Oeste (CHOeste) recebeu 61 médicos internos, que escolheram as Unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras para iniciarem a sua atividade profissional.

Os médicos internos foram acolhidos numa sessão de boas vindas em 2 de janeiro, na Unidade de Caldas da Rainha, pelos membros do Conselho de Administração do CHOeste, pela Direção do Internato Médico, pela Comissão de Internos e pelos Diretores de Serviço das especialidades deste Centro Hospitalar. 

Em 2020, o CHOeste recebeu um total de 61 médicos internos, 48 da Formação Geral e 13 que iniciaram a sua Formação Específica nas especialidades de Pneumologia, Obstetrícia, Ortopedia, Medicina Interna, Cirurgia Geral e Pediatria. Destaque para a especialidade de Obstetrícia que volta a ter idoneidade formativa para receber um médico interno.

O internato médico realiza-se após a licenciatura em Medicina e corresponde a um processo único de formação médica especializada, teórica e prática, tendo como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área profissional de especialização. No primeiro ano, designado por Formação Geral, os médicos passam durante nove meses pelos Serviços Hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral. Os restantes três meses são dedicados à especialidade de Medicina Geral e Familiar e à Saúde Pública, nos Centros de Saúde do ACES Oeste Norte e ACES Oeste Sul.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.