Centro Integrado de Pneumologia do CHO recebeu certificação de qualidade

O Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Pneumologia foi o primeiro serviço do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) a receber a Certificação da Qualidade de Nível Bom pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde. A certificação foi realizada pelo modelo espanhol da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado no nosso país pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar refere que esta certificação visa reconhecer a qualidade do CRI de Pneumologia enquanto prestador de cuidados de saúde, ao nível das estruturas organizativas, mas “essencialmente da prática clínica desenvolvida pelos profissionais na prestação dos cuidados de saúde aos utentes, consolidando a cultura de qualidade e segurança que se pretende para todo o SNS, ficando desta forma fortalecida a confiança dos cidadãos e dos profissionais neste serviço”.

Para o diretor do CRI de Pneumologia, o médico António Domingos, todo o processo de certificação, desde a candidatura, autoavaliação, auditoria interna, à avaliação externa, permitiu desenvolver o trabalho de equipa entre os diferentes profissionais e envolveu também outros serviços da instituição hospitalar. Por outro lado, permitiu a reflexão sobre o Serviço de Pneumologia, a aferição e sistematização de práticas habituais e a criação de novas atitudes, bem como a necessidade de formação e divulgação interna e externa das normas e procedimentos.

O responsável considera ainda que “a certificação do CRI de Pneumologia foi uma oportunidade de envolver ativamente todos os profissionais na qualidade e melhoria contínua dos cuidados prestados, todos sentem que a organização do trabalho é aferida à missão e objetivos do CRI de Pneumologia, possibilitando a melhoria sistemática e contínua dos processos, levando a um melhor e mais adequado atendimento aos utentes e aumento da motivação dos profissionais”.

O Centro de Responsabilidade Integrado de Pneumologia foi criado em outubro de 2020 e após a obtenção da certificação segue-se agora a fase de acompanhamento do processo de melhoria contínua da qualidade do CRI, que durará cinco anos, ou seja, até julho de 2027. Durante esta fase será feita uma visita de avaliação externa – uma auditoria de acompanhamento – pela Direção-Geral da Saúde em julho de 2024.