Comissão Política do PSD Lourinhã demite-se. Orlando Carvalho é o candidato à Câmara Municipal

Foto vídeo facebook PSD

A Comissão Política do PSD Lourinhã, presidida por Mafalda de Taborda Lourenço, demitiu-se na sequência de divergências entre a concelhia e a distrital Oeste do PSD, liderada pelo deputado Duarte Pacheco. Na origem da demissão está a escolha do candidato à Câmara Municipal da Lourinhã para as próximas eleições autárquicas. O candidato é o empresário lourinhanense Orlando Carvalho, isso mesmo foi divulgado, esta tarde, em conferência de imprensa do PSD, com o anúncio de 53 candidatos às autárquicas.

Em entrevista, esta tarde, à RCL, Mafalda de Taborda Lourenço considera que, desde o início do processo, houve um “total desprezo e desconsideração” pela concelhia por si liderada. 

Na noite desta terça-feira, dia 6 de Abril, os militantes iriam votar, em reunião da Comissão Política da Distrital Oeste, o nome do candidato para as próximas eleições. A comissão política concelhia terá indicado, numa primeira fase, o nome do independente Pedro Antunes. O candidato acabou por ser rejeitado pela distrital, que optou por escolher Hernâni Santos, actual vereador na Câmara da Lourinhã e também vice-presidente da Distrital Oeste. 

Segundo Mafalda de Taborda Lourenço, Hernâni Santos acabou por desistir da candidatura e terá indicado o nome de outro candidato. Considera que, na noite de ontem, a desconsideração da distrital pela concelhia “roçou o limite do inaceitável”, uma vez que a concelhia não tinha sido contactada quanto à decisão de convidar outro candidato. 

A presidente demissionária do PSD Lourinhã contou-nos que tentaram apresentar “uma solução de consenso” que acabou por ser rejeitada. Por esse motivo, a Comissão Política do PSD Lourinhã recusou-se a participar na votação. 

Mafalda de Taborda Lourenço referiu ainda que a saída da concelhia é “em contestação ao procedimento e actuação da distrital”, desresponsabilizando-se da escolha do candidato e dos resultados que possam surgir. No entanto, sublinha, “seremos leais ao PSD e ao candidato que seja indicado”. 

Para a noite da próxima sexta-feira está agendada uma reunião extraordinária da Assembleia de Militantes do PSD Lourinhã, com um ponto único na ordem de trabalhos: Autárquicas 2021.