Comunidade Intermunicipal do Oeste assinou Manifesto para a Sustentabilidade da Turismo Centro de Portugal
A Comunidade Intermunicipal do Oeste e as restantes oito Comunidades Intermunicipais que integram a Turismo Centro de Portugal assinaram um Manifesto para a Sustentabilidade. A assinatura do Manifesto para a Sustentabilidade aconteceu na Bolsa de Turismo de Lisboa.
O manifesto junta o Turismo do Centro e as oito Comunidades Intermunicipais “num esforço conjunto para que a região Centro seja a primeira certificada internacionalmente com o selo Biosphere”, um selo que atesta a sustentabilidade da atividade turística.
Em comunicado, a entidade presidida por Pedro Machado explica que a certificação é atribuída a entidades que apostam decisivamente em cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas.
Para Pedro Machado, este projeto “vai ajudar o Centro de Portugal a crescer em valor e a fomentar a coesão”.
A assinatura do compromisso foi antecedida da apresentação do Plano de Ação para a Sustentabilidade 2023-2030 do Centro de Portugal, por parte de Patrícia Araújo, da Biosphere Portugal. O documento foi subscrito pelos presidentes das Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Oeste, Médio Tejo, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões.