Concelho da Lourinhã com quatro praias galardoadas com bandeira azul nesta época balnear

Quatro praias do concelho da Lourinhã vão ser galardoadas, esta época balnear, com a Bandeira Azul. Falamos da Praia da Areia Branca, a Praia da Areia Branca – Foz, a Praia do Areal Sul, na União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, e a Praia de Porto Dinheiro, na freguesia de Ribamar.

Este ano, Portugal conta com 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais uma do que no ano passado.

Segundo dados da Associação Bandeira Azul Europa, o concelho de Torres Vedras tem 12 praias galardoadas com a Bandeira Azul: Praia Foz do Sizandro, Praia Azul, Praia do Centro, da Física, Formosa, Mirante, Navio, Pisão, Praia de Porto Novo, Santa Helena e Santa Rita Norte e Sul.

Peniche mantém sete praias galardoadas: Baleal Norte e Sul, Cova da Alfarroba, Gambôa, Medão – Supertubos, Consolação e São Bernardino.

Já em Óbidos vão ser galardoadas as praias Bom Sucesso e Rei do Cortiço.

Nas Caldas da Rainha foram galardoadas as praias Foz do Arelho – Lagoa e Praia do Mar, assim como em Alcobaça: Praia de Paredes de Vitória e São Martinho do Porto. Quanto à Nazaré existem duas praias galardoadas, Praia da Nazaré e Salgado e três embarcações: Argus, Bennu e Roaz.

O presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José lembrou que este ano houve menos praias do interior galardoadas tendo em conta a seca e os incêndios ocorridos em 2022.

“No ano passado tivemos um Verão extremamente complicado no interior, o que afectou algumas recandidaturas, mas mesmo assim continuamos a crescer só de praias, zonas balneares, já estamos perto das 400”, referiu, lembrando que há dez anos este número rondava as 200.

O responsável lembrou os quatro pontos essências para a obtenção do galardão: qualidade da água e espaço (ordenamento) segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental).

A nível internacional, Portugal ocupa o segundo lugar no que diz respeito a embarcações ecoturísticas galardoadas, com 21, tendo sido igualmente galardoadas 17 marinas.

A cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira vai decorrer na praia do Mar, nas Caldas da Rainha, a 1 de junho.

As praias costeiras e fluviais distinguidas estão distribuídas pelo Norte (87, mais cinco do que no ano passado), Centro (47, menos três), Tejo (76, menos uma), Alentejo (39, menos uma), Algarve (85, menos uma), Açores (44, mais duas) e Madeira (16, igual ao ano passado).