Conheça os nomeados das Distinções ADL 2022 – gala acontece a 11 de março, no Polidesportivo Municipal

Já são conhecidos os nomeados da 14.ª edição da Gala das Distinções pelo Desenvolvimento. Uma iniciativa promovida pela Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã (ADL), que promove empresas, instituições e pessoas, que durante o último ano se destacaram pelo seu “desempenho excecional” em várias categorias.

Reconhecer e premiar o desempenho extraordinário de entidades e personalidades, bem como homenagear aqueles que contribuem para o desenvolvimento do concelho estão também entre os objetivos da iniciativa.

São 12 as categorias a votação, sendo que, nestas categorias, as nomeações são feitas pela direção da ADL. Já nas categorias Acontecimento do Ano, Personalidade do Ano e Prémio Carreira, não existem nomeações, sendo da responsabilidade da direção da ADL a seleção e indicação do galardoado. Os nomeados deste ano são os seguintes:

Ambiente: Município da Lourinhã (pela iniciativa pioneira do projeto piloto BioBairros – “Lourinhã, compostar para todos!”, que pretende impulsionar a economia circular e melhorar a gestão de resíduos orgânicos), Município da Lourinhã (pela classificação da primeira área protegida de âmbito local do concelho, denominado ‘Monumento Natural Local – Arribas do Jurássico da Lourinhã’, cujo principal objetivo é defender e preservar as características geológicas e paisagísticas da orla costeira, com destaque para a riqueza dos achados de fósseis de dinossauros e outros vertebrados) e Dino Parque (pela preparação da Semana do Ambiente, em março do ano passado. Uma semana temática com atividades dedicadas à educação e à consciência ecológica, pensado para toda a família, mas em particular para as crianças).

Associativismo e Voluntariado: Espaço Memória/Associação Maria Matos (pela criação de cerca de 20 vídeos com o registo de testemunhos sobre pessoas, tradições e costumes, que representam o património imaterial do nosso concelho), Liga Portuguesa Contra o Cancro – Delegação da Lourinhã (pela constituição da Delegação da Lourinhã, e respetiva inauguração da sede a 26 de março, que tem como coordenadora a Teresa Santos e como objetivo apoiar o doente oncológico e a sua família. Durante o ano de 2022 a nova delegação realizou vários rastreios de cancro da pele, cancro oral, cancro da mama, cancro da próstata, entre outras atividades de sensibilização) e Associação Florir – Ser, Crescer, Sentir (associação constituída a 6 de maior, tem vindo a integrar-se gradualmente na comunidade através de reuniões, eventos, parcerias e projetos sociais. Iniciaram o seu percurso enquanto associação reunindo com as diversas instituições que têm como principal objetivo a promoção e proteção dos direitos das crianças, visando sempre fomentar o seu pleno e saudável desenvolvimento).

Desporto: Hóquei Clube Lourinhã (pela realização, em dezembro de 2022, do Torneio Patinagem Artística Inter-Regiões 2022, uma competição da Federação de Patinagem de Portugal, em que participaram as seleções regionais de Lisboa, Minho, Coimbra, Leiria, Ribatejo, Setúbal, Alentejo, Algarve, e São Miguel), Marítimo da Atalaia Pool (pela subida de divisão, em 2022, de duas equipas de Bilhar do Marítimo, uma da 2.ª para 1.ª divisão e outra da 3.ª para a 2.ª divisão, colocando o nome do clube e do concelho da Lourinhã no patamar mais alto desta modalidade desportiva) e Guilherme Fonseca (pela qualificação de 4.º lugar nos Jogos Mundiais da International Surfing Association, em representação da Seleção Portuguesa de Surf, sendo o melhor resultado já alcançado por um português num campeonato mundial desta associação).

Educação: Município Lourinhã – Projeto “Viver sem Visão” (pela promoção de uma campanha local de sensibilização comunitária para a valorização do cidadão cego. A campanha apresenta estes cidadãos como pessoas resilientes e capazes de se adaptarem à sua condição, com exemplos de conquistas pessoais. A campanha focou as suas histórias de superação, coragem e amizade), Alunos da EB da Cabeça Gorda (pela realização de um painel de azulejos por todos os alunos da escola e elaborada com a técnica tradicional de azulejaria, sob a orientação da professora Marta Bernardo. O painel desenvolvido sob os temas Paz, Igualdade, o Respeito, a Tolerância, Amor e Amizade, o painel pode ser visto na fachada exterior do edifício da escola EB da Cabeça Gorda, que pertence ao Agrupamento de Escolas da Lourinhã) e Agrupamento de Escolas da Lourinhã – Unidade de Ensino Estruturado (pela integração das alunas autistas da unidade de ensino estruturado, recurso do centro de apoio à aprendizagem da Escola Secundária da Lourinhã, que realizaram durante o ano letivo 2021/2022 Planos Individuais de Transição, atividades desenvolvidas em empresas da comunidade com o intuito de preparar as jovens para a vida ativa num emprego protegido).

Empreendedorismo e Inovação: Flávio Carvalho – Belmar (pela remodelação do estabelecimento Belmar, que mantém portas abertas desde 13 de abril de 1958. Reabriu em abril de 2022 após 10 meses em obras, mostrando a renovação de um espaço emblemático, que manteve a identidade e essência inicial), Coreto de Sonho – Fun Park (pela criação do projeto “Fun Park”, inovador no concelho da Lourinhã. Um parque para crianças com várias atividades, tais como: piscina de bolas, pista de karts, aldeia didática, jogos, entre outras. Um espaço pensado para organização de eventos, até ao momento inexistente no concelho) e Pedro & Prazeres, Lda (pela conclusão de um investimento superior a 3 milhões de euros, na abertura de mais uma unidade produtiva e aquisição de maquinaria específica com vista a otimização de recursos humanos, redução e reutilização dos desperdícios).

A Lourinhã e o Mundo: Mapril Batista (pela doação de um Veículo Destinado ao Transporte de Doentes não-urgentes à Delegação da Lourinhã da Cruz Vermelha Portuguesa, através da sua empresa ‘Les Dauphins’, localizada em França. Mapril Batista é o presidente do grupo ‘Les Dauphins’, o maior fabricante de ambulâncias naquele país), Município da Lourinhã – Projeto “Work On” (pela implementação do projeto “Work On” que pretendeu dar aos quase 400 participantes um conhecimento mais profundo da Europa, de modo a aproximar a história, políticas e programas europeus dos cidadãos) e Rui Mateus & Ermelindo Mateus (pela doação de avultadas quantias à Sociedade Lírica Moitense, Centro de Cultura e Recreio de Moita dos Ferreiros e Centro Social e Paroquial, estes apoios representaram a continuidade e sobrevivência na manutenção destas associações).

Música, Artes e Cultura: António Botto Quintans (pela autoria do Livro “Bienal da Tia Matilde, História de Portugal à la carte” em outubro de 2022. O livro é pedagógico e divertido num triangulo de história, ficção e intrigas do quotidiano português), Diogo Picão (pelo lançamento do álbum “Palavras Caras”. O álbum conta com 11 músicas e 20 participações de diferentes artistas, tais como Salvador Sobral, Mônica Salmaso e Luca Argel) e Duarte Brás – Dbraz (pelo lançamento de vários temas, dos quais “MÉXICO”, que conta com mais de 93 mil visualizações na plataforma YouTube e 250 mil no Spotify. Esteve também presente na edição de 2022 do Rock in Rio Lisboa).

Startup: Prixmon (empresa especializada em tecnologias de Internet das Coisas e Inteligência Artificialque desenvolve produtos de monitorização e recolha de dados que permitem a criação de modelos preditivos. Este projeto, através da Startup Lourinhã, foi apresentado no Webs Summit 2022 e em sessão privada no Palácio de Belém, ao Presidente da República), Maré do Vinho (constituída em janeiro 2022, é uma loja que é também um bar de vinhos naturais biológicos, de pouca intervenção. É um ponto de contacto com os vinhos, com os fornecedores e com os curiosos que apreciam saborear vinho, acompanhado de iguarias, também provenientes de produtores locais, maioritariamente biológicos) e Sofia Nunes (pela criação do projeto inovador de “intervenção assistida por animais”, consiste na utilização de animais como ajuda ou complemento nas terapias tradicionais com o objetivo de proporcionar benefícios físicos, cognitivos, sociais e emocionais das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos).

Turismo: Dino Parque (pela barreira de um milhão de visitantes, atingida em setembro de 2022, após quase cinco anos de memórias e histórias para contar, vividas por muitos portugueses e estrangeiros), Associação Geoparque Oeste (pelo lançamento do calendário temático da National Geographic Portugal, que em 2022 dedicou-o ao território do aspirante Geoparque Oeste) e Adega Cooperativa da Lourinhã (pela promoção e divulgação da Aguardente DOC Lourinhã e Enoturismo, participou em duas feiras internacionais FITUR (Madrid, Espanha) e FINE (Valladolid, Espanha). Em 2022 obteve a classificação máxima num concurso nacional para a 30.ª Serie Aguardente DOC Lourinhã XO, recebendo a medalha de excelência).