“Costa Encosta”: aspirante Geoparque Oeste lança webdocumentário sobre o litoral da Lourinhã e Torres Vedras

É lançado esta sexta-feira, 17 de março, o webdocumentário “Costa Encosta”. O webdocumentário do aspirante Geoparque Oeste pretende dar a conhecer e compreender o património natural e cultural presente na zona litoral dos municípios de Lourinhã e Torres Vedras, “nomeadamente na forte presença de elementos geológicos relevantes, e toda a sua envolvência.” Em comunicado, o aspirante Geoparque Oeste explica que o documentário pretende ainda “divulgar o património cultural presente nesses locais e potenciar o fluxo de visitantes para outros pontos de interesse no território.”

Trata-se de um webdocumentário interativo, em que o utilizador tem a oportunidade de escolher quais os pontos que deseja explorar, nos quais é partilhada informação sobre os valores patrimoniais de cada um, através de testemunhos da população e de esclarecimentos científicos perceptíveis ao comum cidadão, com uma visão 360º de cada um dos locais e imagens únicas.

“Costa Encosta” pretende dar destaque às características físicas e morfológicas da linha de costa, à estrutura de povoamento, marcada por um elevado grau de dispersão assente em modelos de desenvolvimento linear, as atividades económicas predominantes, centradas nos setores agrícola e agroalimentar, nas atividades de turismo, recreio e lazer associadas ao mar e praia e na pesca desportiva e artesanal e a identidade histórica e cultural, que partilha um passado comum feito de episódios relevantes, como o das invasões francesas.

Por outro lado, o envolvimento das populações locais na divulgação do património da região cultiva o sentimento de pertença e fator identitário, e por outro lado a valorização do património natural e cultural dos diferentes locais.

Para Miguel Reis Silva, Coordenador Executivo do aspirante Geoparque Oeste, “este projeto é uma ferramenta essencial para a promoção do território enquanto espaço de ciência, mas também de tradições e costumes, onde se destaca a identidade e a capacidade ímpar de acolhimento das comunidades locais.” Segundo Nuno Pimentel, Coordenador Científico do aspirante Geoparque Oeste, “Costa Encosta “, é um projeto diferenciador que será utilizado por visitantes, pelas comunidades locais, mas também pelas escolas. Este é um projeto para as gerações vindouras e que permitirá explicar de forma simples e didática o património natural e cultural de excelência, que este território aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO promove.”

A sessão de lançamento do webdocumentário está marcada para as 18h, no Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras. A participação é gratuita e aberta a toda a população. Os interessados devem manifestar o seu interesse através do e-mail [email protected].