COVID-19: 67 infectados em surto no Lar São José em Torres Vedras
Foi detectado um surto de Covid-19 num lar do Concelho de Torres Vedras que regista 67 casos positivos. De acordo com o Jornal de Notícias, que cita a Agência Lusa, trata-se de um surto no Lar de São José. O primeiro caso positivo foi confirmado na passada segunda-feira, na sequência da deslocação de um utente à urgência do hospital de Torres Vedras.
Na quarta-feira, as autoridades de saúde decidiram testar todos os 124 utentes e 90 funcionários, dos quais 67 vieram a ter teste positivo. Dos casos detectados, 55 dizem respeito a utentes e 12 a funcionários. A maioria dos utentes está assintomática e encontra-se a recuperar no lar.
A instituição está a separar os utentes por alas covid e não covid, em função do resultado do teste, a definir circuitos autónomos e a criar equipas específicas para apoiar os utentes infetados.
Câmara de Torres Vedras recomenda redução de contactos “ao mínimo essencial”
A Câmara Municipal de Torres Vedras emitiu esta semana algumas recomendações à população face ao aumento de casos de infecção por Covid-19 no concelho. Em comunicado enviado à nossa redacção, a autarquia e o Delegado de Saúde recomendam a todos os cidadãos para a redução de contactos presenciais “ao mínimo essencial”.
Apelam ainda às pessoas com sintomas de Covid-19 (como tosse, dor de garganta, cansaço, dores musculares, febre) para o isolamento voluntário – como medida preventiva –, e o contacto com a Linha SNS24.
Aqueles que coabitem com casos identificados como confirmados devem ficar em casa, mesmo que estejam assintomáticos, e aguardar o contacto da Unidade de Saúde Pública.
A autarquia sublinha ainda que o surto de Covid-19 no hospital de Torres Vedras “não põe em causa a prestação de cuidados de saúde, pelo que as pessoas com doenças graves devem continuar a dirigir-se a esta unidade.”
O município apela à “serenidade”, reforçando a mensagem da importância de cumprir as regras de etiqueta respiratória, a regular lavagem e desinfecção das mãos e a utilização de máscara nos espaços e vias públicas.