COVID-19: Câmaras de Torres Vedras, Peniche e Cadaval implementam Planos de Contingência
A Câmara Municipal de Torres Vedras anunciou que, no âmbito do COVID-19, vai encerrar ao público vários equipamentos municipais e diminuir a actividade municipal. A decisão da autarquia insere-se na activação do Plano de Contingência de Âmbito Municipal de Torres Vedras, aprovado por unanimidade pela Comissão Municipal de Protecção Civil, seguindo as orientações do Delegado de Saúde do Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul.
Numa nota enviada à nossa redacção, o Município de Torres Vedras explica que a decisão pretende “reduzir os riscos de exposição e contágio” por parte da população.
A partir de hoje (12 de Março) – e até ao próximo dia 14 de Abril – vão estar encerrados o Arquivo Municipal, a Biblioteca Municipal, o Centro de Educação Ambiental, os Centros de Interpretação localizados no Concelho, as Galerias Municipais, o Museu Municipal Leonel Trindade, os Postos de Turismo de Torres Vedras e Santa Cruz e o Teatro-Cine.
Está também suspenso o atendimento presencial na sala no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal. A autarquia suspendeu ainda todas as actividades e eventos culturais, sociais e desportivos promovidos em recinto fechado. Está também suspenso o licenciamento de todos os eventos que decorrem no território municipal.
Por Peniche, a autarquia também vai implementar um Plano de Contingência face ao COVID-19.
Em informações divulgas no site, a Câmara de Peniche refere que este plano pretende “divulgar e pôr em prática medidas preventivas e de controlo relacionadas com o risco de contágio” da doença, alertando a comunidade para as medidas que pode tomar para minimizar o impacto da mesma.
O Município vai divulgar junto dos funcionários da autarquia e da população em geral medidas de prevenção a adoptar, através de acções de sensibilização, publicações e afixação de material informativo. É dada particular atenção aos serviços com atendimento ao público, que vão ser dotados dos recursos necessários para uma frequente higienização das mãos e das superfícies.
No Município do Cadaval, foi implementado um Plano de Contingência, de aplicação interna, para prevenção e controlo do coronavírus. Este plano reúne informação sobre os procedimentos a adoptar, por parte dos trabalhadores do Município, para prevenir o contágio, bem como a forma de proceder em caso suspeito.
A autarquia destaca que este plano não é estanque, devendo, nos termos legais, ser revisto a qualquer momento, de acordo com a evolução do quadro epidemiológico.
A Câmara Municipal definiu uma área de isolamento (e circuito(s) até à mesma), para além de procedimentos e outras diligências a tomar, de acordo com as orientações da Direcção-geral da Saúde.