COVID-19: Detectado foco de contágio no Hospital de Torres Vedras

Oito utentes do Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras testaram positivo para a COVID-19, depois de terem estado em contacto com um doente assintomático. O contágio terá ocorrido depois de um doente, sem sintomas da doença, ter sido assistido na urgência do hospital, tendo realizado o teste ao COVID-19, no qual obteve resultado negativo.

Em comunicado enviado à nossa redacção, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) explica que “a situação clínica agravou-se, e o doente regressou ao Serviço de Urgência, após 24 horas, com queixas respiratórias”. O doente realizou novo teste, que foi validado como positivo. Actualmente está internado na área reservada ao COVID-19.

O CHO explica que foi efectuado o levantamento de contactos do utente, no período de permanência na urgência, estando a ser adoptadas as medidas necessárias. O Centro Hospitalar dá ainda conta de que estão a ser realizados testes a todos os contactos internos e externos, que aguardam os resultados. Apesar disso, já estão confirmados 8 doentes infectados por COVID-19, estando todos eles internados na área dedicada ao COVID-19.

Na nota, o Centro Hospitalar esclarece que “foram cumpridos os procedimentos previstos em época COVID-19. No entanto, sendo o utente assintomático, não foi assistido na área COVID-19 criada para o efeito (…), na primeira admissão na urgência”.

Ontem, em entrevista à RTP, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, admitiu que podem vir a ser tomadas medidas mais restritas, caso haja essa necessidade.