COVID-19: Detidas 117 pessoas por crime de desobediência

As autoridades portuguesas detiveram 117 pessoas pelo crime de desobediência, desde que foi renovado o Estado de Emergência, no dia 3 Abril e até às 17 horas do dia de ontem.

Em comunicado o Ministério da Administração Interna, refere que do total dos 117 detidos, 28 foram detidos por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 55 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, quatro por desobediência de interdição de circulação fora do concelho no período da Páscoa, 11 por desobediência ao encerramento de estabelecimentos, seis por resistência e 13 por violação da cerca sanitária de Ovar.

No mesmo período, foram encerrados 311 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

Estes números juntam-se aos verificados no primeiro período de Estado de Emergência, que vigorou entre os dias 22 de Março e 2 de Abril, em que se registaram 108 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 1.708 estabelecimentos comerciais.

O Ministério da Administração Interna recorda que, perante a necessidade de todos contribuírem para conter o contágio da COVID-19, que é necessário que todos cumpram de forma rigorosa as medidas impostas pelo Estado de Emergência.