COVID-19: Grupo de voluntários do Concelho produz máscaras de protecção

No Município da Lourinhã há um grupo de voluntários a produzir máscaras em tecido para distribuir pela população do Concelho. A iniciativa partiu de Carlos Valeriano, técnico projectista de vestuário e professor no curso socioeducativo de costura promovido pela Câmara Municipal. Em entrevista à RCL, Carlos Valeriano explicou-nos que tudo começou depois da partilha de um trabalho de uma aluna nas redes sociais.

A iniciativa começou apenas com os alunos do curso de costura da autarquia, mas rapidamente se juntaram outros voluntários. Carlos já não sabe precisar quantos voluntários estão a produzir estas máscaras, pois com as partilhas nas redes sociais o número aumentou de dia para dia.

Para conseguir controlar o número de voluntários e a quantidade de máscaras confeccionadas, foram criados vários grupos de trabalho. Actualmente, a capacidade de produção é de 500 máscaras por dia.

As máscaras são produzidas com Tecido Não Tecido (TNT) à base polipropileno, impedindo a passagem de partículas de fluidos contaminados e devem ser lavadas a 90 graus.

O primeiro lote deste equipamento de protecção foi entregue aos funcionários da Câmara Municipal da Lourinhã e das Juntas de Freguesia do Concelho. Posteriormente, as máscaras vão ser entregues a toda a população.