COVID-19: Município da Lourinhã apela à disponibilização de equipamentos de protecção individual

A Câmara Municipal da Lourinhã lançou um apelo às empresas do concelho, que possuam máscaras, luvas ou outros materiais de protecção individual, para que os disponibilizem para os agentes de protecção civil. Num comunicado enviado à nossa redacção, a autarquia refere que para o efeito, devem contactar a Protecção Civil Municipal através do e-mail [email protected] ou do número 919 996 410.

No comunicado divulgado ontem pela autarquia, o município explica que decidiu disponibilizar várias linhas directas dos serviços municipais aos cidadãos, caso seja necessário, em casos urgentes.

O município continua a garantir o serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos, nos dias estipulados, mas maioritariamente em horário nocturno. Apela-se, por isso, à compreensão dos munícipes para que nos casos em que a recolha é feita por baldes individuais, estes sejam colocados no exterior, na noite anterior ao dia previsto para a recolha. O Depósito Temporário de Resíduos encontra-se encerrado.

Na nota, João Duarte Carvalho, presidente da autarquia, explica que o Município decidiu também adiar o prazo do pagamento da factura da água, referente ao mês de Março, até ao 30 de Abril.

O Município da Lourinhã determinou ainda que as empresas ou estabelecimentos sem atendimento ao público devem manter a actividade normal. Já os estabelecimentos com atendimento ao público devem ser encerrados. Contudo, ressalvam, “são excepções à regra os estabelecimentos que vendem bens essenciais à vida do dia-a-dia”. A restauração deve encerrar o atendimento ao público, podendo apenas funcionar com entrega ao domicílio e take away. A fiscalização das medidas será feita pela GNR, podendo os estabelecimentos ser encerrados se não cumprirem as medidas anunciadas.

Os cidadãos devem ainda cumprir “o recolhimento domiciliário”, evitando as deslocações para fora de casa, “além das que são necessárias”. São excepções saídas para actividade profissional, assistência a familiares, acompanhamento de menores para actividade ao ar livre ou passeio de animais de companhia. Estas medidas vão estar em vigor até 30 de Abril.