COVID-19: Município da Lourinhã interdita acesso a praias do Concelho

O Município da Lourinhã encerrou ontem, dia 23 de Março, os acessos e estacionamentos à Praia da Areia Branca, Areal Sul, Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão. Num comunicado enviado à nossa redacção, a autarquia explica que a decisão surge depois do “desrespeito, por parte dos cidadãos, às orientações das autoridades locais e nacionais relativamente ao isolamento social”.

Na nota, a autarquia liderada por João Duarte Carvalho volta a apelar para que os munícipes que tenham cobertores, lençóis, almofadas com capa e fronha, que disponibilizem ao município. Estes bens vão servir para equipar os centros de acolhimento temporário que estão a ser constituídos no concelho, para receber todos os cidadãos que tenham de fazer quarentena fora da sua residência. As doações devem ser entregues no Estádio Municipal, nos dias úteis, entre as 9h e o meio-dia.

Recorde-se que no nosso concelho foram criados quatro centros de acolhimento, com capacidade total para 117 camas. Um no pavilhão do Hóquei Clube, outro no pavilhão de Pregança do Mar, na Associação de São Bartolomeu dos Galegos e na Casa do Oeste, em Ribamar.

A Câmara Municipal volta a apelar às empresas do concelho que possuam máscaras, luvas e outros materiais de protecção individual, que os disponibilizem aos agentes de protecção civil. Para tal, basta contactar os serviços através do endereço [email protected], ou através do número telefónico PROCIV24H – 919 996 410. Continua também a decorrer a inscrição de voluntários, para colaborarem na resposta à situação pandémica do novo coronavírus. Os interessados devem inscrever-se através do endereço [email protected].

O Município explica que os centros de acolhimento de doentes não urgentes, os centros de despistagem, e outras estruturas que venham a ser criadas no concelho, têm como objectivo garantir uma resposta eficiente e coordenada e só vão ser activadas mediante indicação da autoridade de saúde.

Fique a par de todas as medidas implementadas pelo Município face ao COVID-19 aqui.