COVID-19: Praias com lotação máxima de banhistas

A época balnear deverá arrancar a 1 de Junho, mas com restrições, devido à pandemia de COVID-19. Este ano, as praias vão ter lotação máxima e o controlo vai ser feito pelos parques de estacionamento, sempre que for possível.  

Em declarações à Agência Lusa, citada pelo Observador, a coordenadora nacional do programa Bandeira Azul da Associação Bandeira Azul da Europa, Catarina Gonçalves, explica que “as praias, sendo espaços públicos, vão ter procedimentos e regras a serem implementados para segurança de todos e que têm a ver com o distanciamento social”, para impedir a propagação da pandemia.

Catarina Gonçalves explicou que está a ser desenvolvido um “manual de procedimentos sobre o acesso às praias” portugueses. Esse trabalho está a ser desenvolvido pela Marinha, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Direcção-Geral da Saúde e deverá estar concluído na primeira semana de Maio.

A lotação máxima das praias vai ter em conta “as recomendações” da DGS, nomeadamente, “do que é o espaço seguro para as sombras e para os chapéus de sol” e o distanciamento entre as pessoas. Nesta época balnear, o uso de máscaras vai ser obrigatório para quem utilize os equipamentos de praia (como bares e casas de banho).