Covid-19: vacinação passa a ser feita nos centros de saúde Oeste Norte

A vacinação contra a Covid-19 na área do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte vai passar a ser feita nos centros de saúde. A alteração acontece já a partir da próxima segunda-feira, dia 28 de Fevereiro, para rentabilizar vacinas e profissionais.

Em declarações à Agência Lusa, citada pelo Observador, Ana Pisoa, diretora executiva do ACES Oeste Norte, diz que “a taxa de pessoas a vacinar na região é bastante baixa”, justificando a opção por “um modelo de vacinação concentrado nas unidades de saúde dos seis concelhos”.

A alteração passa pelo encerramento dos três centros de vacinação da região (Alcobaça, Caldas da Rainha e Peniche), que se encontram “a funcionar apenas dois dias por semana e aos fins de semana por não se justificar o seu funcionamento diário”.

A vacinação passará assim a ser concentrada nos centros de saúde das sedes dos seis concelhos que integram o ACES, sendo que em Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Peniche e Bombarral as vacinas serão administradas aos sábados e, em Óbidos, às quartas-feiras à tarde, dado “a dimensão deste concelho não justificar que se ocupe um dia inteiro”.

Segundo a responsável, o novo modelo permite “libertar profissionais de saúde que estavam afetos aos centros de vacinação, em sistema de rotatividade”. Na área do ACES continuará “a ser feita a vacinação no regime ‘casa aberta’ e a vacinação ao domicílio nos casos indicados”.