Cruz Vermelha da Lourinhã vai realizar testes à COVID-19

A Delegação da Cruz Vermelha da Lourinhã vai passar a realizar testes à Covid-19 já a partir de amanhã. Numa primeira fase, vão ser realizados os testes de antigénio de leitura rápida, com resultados entre 15 a 20 minutos.

Em comunicado enviado à nossa redacção, a Delegação da Cruz Vermelha da Lourinhã explica que o teste vai poder ser realizado por qualquer pessoa, não sendo obrigatório prescrição para o fazer. Caso seja feito sem prescrição médica, o teste terá o custo de 20 euros. Com requisição do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a realização do teste será gratuita.

Nos testes de antigénio é colhida amostra nasofaríngea através de zaragatoa e têm uma sensibilidade de 93 a 97%. Apesar de serem menos sensíveis que o teste RT-PCR (teste molecular), têm a grande vantagem de, pela rapidez do resultado, ser possível identificar e isolar potenciais infectados com maior rapidez, quebrando assim a cadeia de transmissão. 

Para reduzir os tempos de espera, os interessados devem efectuar marcação prévia online em www.testescovidcvp.pt ou pelo telefone 1415. Apesar disso, a Cruz Vermelha da Lourinhã esclarece que “qualquer utente que apareça nos horários indicados, mesmo sem marcação, será atendido.” Nos casos em que não seja possível ao utente deslocar-se ao Posto de Testagem – ou no caso de empresas, que queiram testar grupos –, há a possibilidade de se activar a Brigada Móvel.

O Posto de Testagem à Covid-19 da Delegação da Cruz Vermelha da Lourinhã vai funcionar na sede da delegação, no antigo Posto Fiscal, em Porto Dinheiro. Os testes vão ser realizados às terças-feiras (18h-20h), às quintas-feiras (8h-15h) e aos sábados (14h30-18h30).