Decorre no nosso concelho o primeiro inventário de arvoredo urbano do município da Lourinhã

A empresa nacional NaturalGIS encontra-se a realizar no nosso concelho o primeiro inventário de arvoredo urbano do município da Lourinhã, com conclusão prevista para 30 de setembro e um prazo de execução de 380 dias.
Segundo a autarquia lourinhanense, até ao momento, já foram inventariadas quase 6 mil árvores de 105 espécies distintas em áreas urbanas. Para cada exemplar são recolhidos dados como imagens, geolocalização, código individual, classificação botânica, dimensões, idade aproximada e estado fitossanitário.
O inventário permitirá criar uma base de dados com espécies adaptadas ao território e identificar espécimes de interesse público e municipal. O inventário das árvores do município da Lourinhã estará integrado numa plataforma Web-SIG, desenvolvida pela empresa responsável pela ação, utilizando tecnologias open-source, sem custos de licenciamento ou manutenção. Esta ferramenta permitirá aos munícipes reportar ocorrências e emitir alertas sobre o arvoredo urbano.
O Município da Lourinhã prevê, ainda este ano, publicar o Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano, que estabelecerá regras técnicas e operacionais para a preservação e valorização das árvores.
Ainda neste âmbito, teve lugar uma ação de formação e capacitação, com a duração de três dias, para técnicos do município que terão a seu cargo a utilização e constante atualização da plataforma Web-SIG. Segundo a autarquia, com os conhecimentos adquiridos os técnicos do município poderão “alargar de uma forma gradual o inventário do arvoredo para além dos perímetros urbanos”.