Distinções ADL: conheça aqui os galardoados da 14.ª edição

A Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã (ADL) promoveu na noite de sábado, 11 de março, no Pavilhão Polidesportivo Municipal, a Gala das Distinções pelo Desenvolvimento. A iniciativa, que já vai na 14.ª edição, visa promover empresas, instituições e pessoas, que durante o ano passado se destacaram pelo seu desempenho em várias áreas.

Os vencedores desta 14.ª edição foram:

Ambiente: Município da Lourinhã – Monumento Natural Local – Arribas do Jurássico da Lourinhã (pela classificação da primeira área protegida de âmbito local do concelho, cujo principal objetivo é defender e preservar as características geológicas e paisagísticas da orla costeira, com destaque para a riqueza dos achados de fósseis de dinossauros e outros vertebrados).

Associativismo e Voluntariado: Liga Portuguesa Contra o Cancro – Delegação da Lourinhã (pela constituição da Delegação da Lourinhã, e respetiva inauguração da sede a 26 de março, que tem como coordenadora a Teresa Santos e como objetivo apoiar o doente oncológico e a sua família. Durante o ano de 2022 a nova delegação realizou vários rastreios de cancro da pele, cancro oral, cancro da mama, cancro da próstata, entre outras atividades de sensibilização).

Desporto: Guilherme Fonseca (pela qualificação de 4.º lugar nos Jogos Mundiais da International Surfing Association, em representação da Seleção Portuguesa de Surf, sendo o melhor resultado já alcançado por um português num campeonato mundial desta associação).

Educação: Agrupamento de Escolas da Lourinhã – Unidade de Ensino Estruturado (pela integração das alunas autistas da unidade de ensino estruturado, recurso do centro de apoio à aprendizagem da Escola Secundária da Lourinhã, que realizaram durante o ano letivo 2021/2022 Planos Individuais de Transição, atividades desenvolvidas em empresas da comunidade com o intuito de preparar as jovens para a vida ativa num emprego protegido).

Empreendedorismo e Inovação: Flávio Carvalho – Belmar (pela remodelação do estabelecimento Belmar, que mantém portas abertas desde 13 de abril de 1958. Reabriu em abril de 2022 após 10 meses em obras, mostrando a renovação de um espaço emblemático, que manteve a identidade e essência inicial).

A Lourinhã e o Mundo: Rui Mateus & Ermelindo Mateus (pela doação de avultadas quantias à Sociedade Lírica Moitense, Centro de Cultura e Recreio de Moita dos Ferreiros e Centro Social e Paroquial, estes apoios representaram a continuidade e sobrevivência na manutenção destas associações).

Música, Artes e Cultura: Diogo Picão (pelo lançamento do álbum “Palavras Caras”. O álbum conta com 11 músicas e 20 participações de diferentes artistas, tais como Salvador Sobral, Mônica Salmaso e Luca Argel).

Startup: Prixmon (empresa especializada em tecnologias de Internet das Coisas e Inteligência Artificial que desenvolve produtos de monitorização e recolha de dados que permitem a criação de modelos preditivos. Este projeto, através da Startup Lourinhã, foi apresentado no Webs Summit 2022 e em sessão privada no Palácio de Belém, ao Presidente da República).

Turismo: Dino Parque (pela barreira de um milhão de visitantes, atingida em setembro de 2022, após quase cinco anos de memórias e histórias para contar, vividas por muitos portugueses e estrangeiros).

Nesta 14.ª edição da Gala das Distinções a direção da ADL decidiu atribuir o Prémio Reconhecimento à chefe de pastelaria Sílvia Baptista. O Prémio Carreira foi atribuído a Teresa Faria de Sousa e o Prémio Personalidade do Ano à lourinhanense Sónia Silva. O galardão de Acontecimento do Ano foi atribuído às Comemorações dos 50 anos da URDC do Paço.