Empresário José António dos Santos detido

Foto: RCL - Programa Coisas da Nossa Terra

O empresário lourinhanense José António dos Santos foi detido esta quarta-feira pelas autoridades, na sequência de uma investigação que envolve negócios e financiamentos superiores a 100 milhões de euros com prejuízos para o Estado. Para além de José António dos Santos, foram também detidos Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, o filho Tiago Vieira e o agente desportivo Bruno Macedo. Recorde-se que José António dos Santos é o maior accionista individual da SAD do Benfica.

No âmbito da investigação, foram realizados 45 mandados de busca a sociedades, residências, escritórios de advogados e a uma instituição bancária, em Torres Vedras, Lisboa e Braga. Segundo explica o Ministério Público, no processo estão “factos ocorridos, essencialmente, a partir de 2014 e até ao presente” e susceptíveis de serem “crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento”.

Os quatro detidos devem ser presentes amanhã a primeiro interrogatório judicial para a aplicação das medidas de coacção.

Nos mandados de detenção e busca participaram 66 Inspectores Tributários, entre os quais da Direcção de Serviços de Investigação da Fraude e de Acções Especiais e nove elementos do Núcleo de Informática Forense desta direçcão.