“Era uma necessidade sentida há muito tempo”: UF de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo inaugurou novo armazém

A União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo inaugurou no passado sábado, dia 15 de Maio, o novo armazém da União de Freguesias. Esta é uma obra “da qual nos orgulhamos”, disse Zita Silva, e que vem colmatar uma falha sentida uma vez que, até então, não tinha um espaço onde guardar as suas máquinas e equipamentos.

A autarca disse, na ocasião, que o armazém foi construído a pensar no futuro, com a possibilidade de vir a ser ampliado.

No espaço vai ser possível guardar os vários equipamentos que foram adquiridos pela União de Freguesias ao longo deste mandato: uma carrinha de caixa aberta, um moto pulverizador, uma máquina de pressão e várias ferramentas.

Os trabalhos representam um investimento total de quase 40 mil euros. Segundo Nuno Carvalho, tesoureiro da União de Freguesias, foram investidos 30 mil euros na construção do edifício e cerca de sete mil euros em trabalhos extra, relacionados com o saneamento, electricidade e dispositivos de incêndios. Os 30 mil euros foram suportados na totalidade pelo município e o restante valor foi dividido entre a autarquia e a União de Freguesias, explica.

Para além da inauguração do armazém, a União de Freguesias inaugurou também no sábado outras duas obras realizadas no território da freguesia: a requalificação exterior da antiga Escola Primária do Reguengo Pequeno e a Sala Polivalente da Escola Básica do Moledo.

No recinto da antiga Escola Primária do Reguengo Pequeno foram instalados dois equipamentos desportivos. A requalificação terminou em Janeiro mas, por causa da pandemia, só agora o espaço foi inaugurado e utilizado pela população. Zita Silva explicou-nos qual o objectivo deste novo espaço.

No total foram instalados dois equipamentos desportivos. Uma escolha feita a pensar tanto nas pessoas saudáveis, como naquelas que têm dificuldades de mobilidade.

Para a autarca, este novo espaço vem “enriquecer o recinto da antiga escola”, onde já existia um campo polidesportivo e um parque infantil. Para além da colocação dos equipamentos, a requalificação incidiu também sobre o piso do espaço. No total, foram investidos cerca de 5 mil euros, repartidos entre o município e a União de Freguesias.

Já os trabalhos realizados na Escola Básica de Moledo foram os financiados, na sua totalidade, pela União de Freguesias. No local foi criada uma Sala Polivalente, que irá ser utilizada para actividades lúdico-pedagógicas. Um espaço que Zita Silva considera ser uma “mais valia” para a comunidade escolar.

A sala foi equipada com uma mesa de ping pong, um trampolim e matraquilhos. Os equipamentos foram adquiridos com o dinheiro ganho pela instituição, através do programa Eco Valor.

A intervenção na Sala Polivalente marcou o final de um processo com várias intervenções realizadas no estabelecimento de ensino, que contemplou também obras no telhado e o embelezamento do espaço. No total, nos últimos quatro anos, a União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo investiu na Escola Básica do Moledo cerca de 40 mil euros.