Expo Lourinhã está de regresso ao centro da vila

Regressa hoje, ao centro da Lourinhã, a Expo Lourinhã. A 7.ª edição do evento decorre até ao próximo dia 25 de abril, sendo, segundo a organização, a edição com o maior orçamento de sempre.

Em entrevista à RCL, Inês Feijão, presidente da Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã (ADL), que, em parceria com o município organiza o evento, justifica o orçamento de 90 mil euros com o crescimento da inflação.

Entre as principais alterações desta edição está a reorganização das várias áreas da feira. Uma mudança, explica Inês Feijão, pensada nos constrangimentos no trânsito que a realização do certame provoca.

Entre as novidades desta edição está a primeira Tenda Jovem da Expo Lourinhã. Um espaço onde vão ser privilegiadas as atuações de artistas locais, com o objetivo de trazer mais jovens ao certame. Esta é, segundo a organização, uma das três grandes apostas desta edição.

O melhor que o concelho tem para oferecer

Cerca de 80% das empresas que marcam presença na Expo Lourinhã são do concelho. Um certame que “mostra a Lourinhã”, sublinha a presidente da ADL e que dá a conhecer aquilo que de melhor o concelho tem para oferecer.

David Margarido, da Câmara Municipal da Lourinhã, destaca a importância do certame como um fator de atratividade.

‘Pataniscar’ vai ser reformulado

A 7.ª edição do evento volta a contar com mais uma edição do ‘Pataniscar’, sendo esta uma forma de envolver a restauração do concelho no evento. São 13 os restaurantes que este ano aderiram à iniciativa, num edição marcada pelo decréscimo de participantes.

Com pataniscas para todos os gostos – das doces às salgadas- a iniciativa assume, para além do concurso, uma vertente solidária. O montante global angariado pela venda solidária reverte, este ano, para a Associação Florir.

Recinto alternativo

A dimensão do evento, que tem crescido ano após ano, é um dos motivos que tem levado a organização a pensar num recinto alternativo para a sua realização. David Margarido garante que existem localizações alternativas que têm sido estudadas pela organização.

A organização apostou num programa de animação diversificado, com atuações de artistas locais, com destaque para a música, o folclore, demonstrações de ginástica e aulas de karaté.

Uma prova de Aguardente DOC Lourinhã e demonstrações de adestramento e treino canino são outras das propostas do evento, que conta ainda com um simulacro que vai ser dinamizado pelos Bombeiros Voluntários da Lourinhã.

A Expo Lourinhã decorre até ao próximo dia 25 de abril, tendo entradas gratuitas. A inauguração acontece esta tarde, às 19h, no Pavilhão do Hóquei Clube da Lourinhã, com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues. A programação do evento pode ser consultada aqui.