Exterior da ADAPECIL revitalizado por voluntários

Este sábado, dia 29 de Agosto, a ADAPECIL promove um convívio de agradecimento aos voluntários que têm colaborado com a Instituição, na limpeza e embelezamento do espaço exterior. Florbela Santos, Presidente da ADAPECIL disse-nos que é um duplo reconhecimento. Por um lado, da Instituição para com as pessoas que ajudaram, por outro o reconhecimento da comunidade em relação ao trabalhado da ADAPECIL e o facto de estarem dispostas a ajudar, algumas das quais sem ligação aos clientes da Instituição.

O trabalho feito passou, nos últimos tempos, pela preocupação com o espaço exterior, depois das instalações estarem encerradas e, agora também, com o propósito de desenvolver mais actividades na rua.

Foram, assim, criados espaços de lazer que não existiam até aqui, com a ajuda de voluntários e também o apoio da Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia e a Junta de Freguesia de Santa Bárbara.

Outro tipo de apoio à ADPECIL tem sido dado pelas feiras que são promovidas ao fim-de-semana. Ao sábado, no recinto da feira mensal, a Feira de Velharias e Artesanato; ao domingo, no mercado municipal da Praia da Areia Branca, a Feira de Artesanato. Decorrem até Setembro, com o intuito de ajudar a ADAPECIL, com as receitas, resultantes do preço pago pelos espaços de feirantes e expositores, a reverterem para a instituição.

A RCL esteve à conversa com Florbela Santos, Presidente da Instituição, sobre a situação actual da ADAPECIL. Por estar encerrada, por força da pandemia, disse-nos, nunca deixou de prestar assistência aos clientes, mantendo-se, por isso, as despesas.

A Instituição está, agora, a funcionar normalmente, cumprindo com todas as normas da DGS, o que traz também encargos acrescidos em relação, não só à logística interna, mas também no diz que respeito ao material de protecção e desinfecção necessário.

Despesas acrescidas, num ano atípico, em que vários eventos foram cancelados, onde a ADAPECIL marcava presença, para também conseguir encaixar verba para canalizar para as despesas. Para ajudar a colmatar a inexistência destes certames, há a possibilidade, agora, de poder também contribuir ao visitar as feiras ao fim-de-semana: ao sábado, no recinto da feira mensal, ao domingo no mercado municipal da Praia da Areia Branca, onde está também disponível uma lata para receber donativos.